Fale com a gente
Sicredi

Agronegócio

Suíça rejeita proposta de proibir uso de defensivos na agricultura

De acordo com o governo suíço, a proibição poderia impactar a produção agrícola do país e causar aumento do preço dos alimentos

Publicado

em

Velho Oeste

A Suíça rejeitou a proposta de banir o uso de defensivos na agricultura. A decisão foi tomada através de um referendo nacional realizado no último domingo. Caso fosse aprovada a medida, o país seria o primeiro do mundo a proibir os agroquímicos e também a importação de alimentos produzidos com os defensivos.

De acordo com o governo suíço, a proibição poderia impactar a produção agrícola do país e causar aumento do preço dos alimentos. Sobre este assunto, conversamos com Silvia Fagnani, sócia da ThinkBrasil Diplomacia Corporativa, que explicou que a ação partiu da sociedade civil suíça.

Müller Contabilidade

“A Suíça tem esse processo democrático onde a sociedade civil pode debater alguns temas em referendo. Foi debatida a migração do país para uma agricultura e pecuária orgânicas. A proposta é que o processo duraria 10 anos, onde quem usasse [defensivos] perderia os subsídios do governo. A Suíça seria o segundo país totalmente orgânico, o primeiro é o Butão”, disse.

Segundo ela, o governo pressionou e conseguiu uma vitória. “O governo mostrou para a população que essa ação levaria para uma elevação dos preços e que o país perderia a soberania na segurança alimentar”.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte