Fale com a gente
Bonni Restaurante

Esporte

Sob comando do técnico da Seleção Brasileira, Marechal estreia no Parananense Sub-20

Para comandar a equipe em busca do título inédito, o gestor Cristiano Bortolon trouxe para Marechal Futsal uma referência nacional nas categorias de base: Vanildo Neto

Publicado

em

|Foto: Divulgação / Marechal Futsal|
Gramado Presentes

Novo regulamento, novo técnico, novo elenco, mas o mesmo objetivo: trazer para Marechal Cândido Rondon o troféu de campeão do Campeonato Paranaense sub-20. Pela quinta vez disputando a competição, a segunda com o nome de Marechal Futsal (entre 2017 e 2019 utilizou o nome do projeto Jaclani Futuro), a agremiação rondonense faz neste domingo (13), em Foz do Iguaçu, sua estreia na edição 2021 do Estadual sub-20.

Pela frente, o tradicional Foz Futsal, tricampeão paranaense da Série Ouro na categoria adulto (96, 97 e 01), que retorna esse ano às competições organizadas pela FPFS após um longo período de inatividade. A partida, que abre as disputas do Grupo B, começa às 16h30, no ginásio Costa Cavalcanti.

Dr Rodrigo Dentista

E para comandar a equipe em busca do título inédito, o gestor Cristiano Bortolon trouxe para Marechal Futsal uma referência nacional nas categorias de base: Vanildo Neto, que concilia também o cargo de técnico da seleção brasileira sub-20 e traz no vasto currículo de 21 anos de experiência diversas conquistas em competições escolares, universitários, de clubes e seleções nos níveis nacionais, sul-americanos e mundiais. “Contando Brasileiros de Seleções de base são 12 títulos”, resume Neto, que foi ainda auxiliar técnico do time campeão mundial universitário em 2016, em Goiânia, no time que brilhava a estrela do craque Gadeia, revelado pela Copagril e hoje uma das maiores estrelas do futsal mundial.

Auxiliar de Roberto Nunes no time principal do Marechal, Vanildo Neto aposta em um Paranaense sub-20 de alto nível. Ele falou também sobre o formato de disputa da competição, com jogos em ida e volta na 1ª fase, diferente dos quadrangulares das edições anteriores. “Gostei muito do regulamento do Paranaense sub-20, acho válido jogar em turno e returno de maneira regionalizada para tomarmos os cuidados com a pandemia de Covid-19. Teremos um número de jogos e o nível muito bons. Nossa chave é muito forte e valorizamos muito esse campeonato”, afirma Neto, que explicou como foi formado o elenco sub-20 do Marechal. “Temos três grupos diferentes dentro do elenco sub-20. Um deles é sub-17, que pode não estar maduro o suficiente para o campeonato, mas que é trabalhado pensando no futuro. Um outro grupo está treinando com o adulto e vem ganhando bagagem de jogo na Liga Nacional e no Paranaense, que é um dos estaduais mais difíceis do Brasil, e outro grupo que podemos chamar de intermediário, que é sub-20 mas não vem tendo essa cancha de treinar e jogar com o adulto. Então precisamos estimular esses meninos a chegarem no nível dos atletas que já fazem parte do time principal, pois eles têm muita qualidade, pensando no projeto temos que fazer eles evoluírem ainda mais. Estou muito feliz com esse elenco, apesar de não fazer o número de treinos ideais, pois começamos há pouco tempo os treinamento do sub-20 especificamente, mas a partir da próxima semana vamos aumentar as atividades. Nossa preocupação é que eles entendam o processo, que tem como foco nessa primeira fase garantir a classificação, para depois pensar em colocação”.

Natural de Recife, Vanildo Neto tem pretensões de fincar raízes em Marechal Rondon e ajudar a transformar a cidade no ‘berço do futsal’. “Estou adaptado à cidade e muito feliz pela estrutura que o Marechal nos proporciona. Estou muito motivado a ajudar o Marechal no adulto, o que o Roberto Nunes e o Cris precisarem estou aqui para me doar ao máximo, e no sub-20 pretendo fazer um trabalho a longo prazo, Claro que queremos ser campeões paranaense, como todos os times querem, mas se realmente quisermos fazer de Marechal Rondon o berço do futsal, precisamos pensar em continuidade. Temos que olhar para os meninos do sub-17 e pensar neles daqui a quatro, cinco anos. O que estamos vendo hoje, por exemplo, com o Djheslei, no time adulto, ser uma constância, para a equipe de Marechal ter daqui alguns anos vários atletas formados dentro do projeto. Esse é nosso maior intuito”, definiu, citando o jovem quatro-pontense que vem ganhando cada vez mais espaço no Marechal Futsal.

A competição

Na edição 2021 do Paranaense sub-20, 16 equipes, divididas em três grupos na 1ª fase, disputarão o título. Além de Marechal e Foz Futsal, o Grupo B conta ainda com o Foz Cataratas, São Miguel do Iguaçu e Quedas do Iguaçu. Os quatro primeiros se classificam, porém apenas o líder garante vaga diretamente na 3ª fase (quartas-de-final).

Com informações de Gustavo da Cunha/Site Olho na Bola

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte