Fale com a gente
Clube Náutico

Municípios

Quatro Pontes tem baixa procura pela vacina de Covid-19 por população em geral sem comorbidades

A vacinação ocorre para pessoas de 55 anos, que devem procurar a Sala de Vacinas, no Centro de Saúde

Publicado

em

Providência

Ao contrário do esperado, a Secretaria de Saúde identificou baixa procura pela vacina contra a Covid-19 por parte da população em geral sem comorbidades. Dos 59 aos 56 anos, a adesão desse público não atingiu as expectativas para a imunização, algo que preocupa, pois o número de casos ativos de coronavírus se mantém numa crescente e a vacina é uma das medidas preventivas à doença. Nesta quarta-feira (16), a vacinação ocorre para pessoas de 55 anos, que devem procurar a Sala de Vacinas, no Centro de Saúde, e apresentar o Cartão SUS, um documento pessoal e a carteira de vacinas para tomar a dose.

No Brasil, todos os imunizantes disponíveis contra a Covid-19 são de dose dupla. Ou seja, além de ser importante tomar a primeira dose, é preciso se atentar aos prazos para evitar de perder a segunda dose. No caso da Coronavac, o intervalo necessário é de 28 dias, mas para as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer, esse período se estende para 12 semanas.

Dr Guilherme Dentista

Orientação

Mesmo que grande parte da população idosa e outros grupos prioritários já tenham sido vacinados contra a Covid-19, ainda não é hora de relaxar com os cuidados que evitam a disseminação do coronavírus. A atenção em situações cotidianas é necessária porque mesmo que a vacina ofereça grande proteção contra a Covid-19, principalmente nos casos mais graves da doença, a pessoa vacinada ainda pode contrair e disseminar o vírus. Além disso, a resposta do sistema imunológico só estará completa um mês após a aplicação das duas doses do imunizante e enquanto a maioria da população não estiver vacinada a possibilidade de contaminação ainda existe.

O município contabiliza, até ontem, a vacinação de 1.422 pessoas com a primeira dose, abrangendo profissionais e trabalhadores de saúde, pessoas acima de 90 anos, pessoas de 89 a 60 anos, pessoas com síndrome de down de 59 a 18 anos, pessoas com doença renal crônica em diálise de 59 a 18 anos, pessoas com deficiência permanente grave com BPC, gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanente, trabalhadores da educação do ensino básico, trabalhadores da assistência social e pessoas de 59, 58, 57 e 56 anos. A segunda dose, por sua vez, foi recebida por 690 pessoas.

Casos Covid-19

Quatro Pontes permanece com alto número de casos ativos de Covid-19. Ontem (15), a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, apresentou 31 casos ativos no boletim. Logo, 74 pessoas aguardavam resultado de exame, outras duas suspeitas, uma em internamento clínico, uma internada na UTI e 126 isoladas. Outros dados do boletim englobam, até então, 554 casos confirmados, além de 516 pessoas curadas e sete óbitos.

O boletim da 20ª Regional de Saúde de Toledo de ontem, também apresentou dados preocupantes na sua área de atuação, bem como na macrorregião. A taxa de ocupação de UTI está em 100% e de enfermaria subiu para 81,58%. Há 30 pacientes aguardando vaga de UTI e 18 na enfermaria. Na macrorregião, são 115 pessoas aguardando leito de UTI e 55 em enfermaria.

A saúde vive um momento crítico e está à beira de um colapso e, segundo a Secretaria de Saúde, é necessária à conscientização coletiva. Os cuidados essenciais divulgados desde o início da pandemia precisam ser adotados e devem ser mantidos, como uso de máscara cobrindo completamente o nariz e a boca, distanciamento de pelo menos dois metros entre pessoas que não moram na mesma casa, manter os ambientes sempre bem ventilados, evitar reuniões e encontros, principalmente em locais com pouca ventilação, lavar as mãos frequentemente, usar álcool gel 70% e limpar e desinfetar objetos que são usados repetidamente.

Operação Covid-19

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde Covid-19 retomou e segue com as ações de fiscalização na sede e interior do município. Trata-se da operação Covid-19, com canal de denúncias referente a aglomerações ou qualquer tipo de descumprimento das determinações de combate ao coronavírus. Os munícipes podem ligar ou enviar uma mensagem via WhatsApp para o telefone 99984-0432, que está sob a responsabilidade da dupla em plantão. Caso seja necessário, os fiscais terão apoio da Polícia Militar para realizar a averiguação das denúncias.  

O não cumprimento do disposto na lei municipal nº 2347/2020 acarretará na aplicação de sanções. Num primeiro momento será feita advertência. Não acatando o solicitado pelos fiscais, os mesmos aplicarão multa. Para as pessoas físicas e associações sem fins lucrativos, o valor é de R$ 200. Já para as demais pessoas jurídicas será cobrado R$ 500.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte