Fale com a gente
refran

Municípios

Pato Bragado recebe apoio do Sebrae para implantação do Susaf

Com o selo nas embalagens ou rótulos, agroindústrias familiares, artesanais e de pequeno porte do município poderão comercializar produtos em todo o Estado

Publicado

em

Foto Implantação Susaf (Divulgação)
lift training

Com o objetivo de fortalecer as agroindústrias familiares, a administração de Pato Bragado deu início ao processo de adequações para a implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf), no Estado do Paraná. Em parceria com o Sebrae e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), estão sendo capacitados representantes do município, produtores e pequenos empresários.


A obtenção do Selo Susaf, permitirá a agroindústrias familiares e produções artesanais, comercializar produtos como industrializados coloniais, derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, nos municípios do Estado.

lift training


“É uma força-tarefa para auxiliar o município a fazer as adequações necessárias e, no fim do processo, obter o Selo. No momento, o processo de escritas e normas internas está sendo concluído e, na sequência, haverá encaminhamento para análise da Adapar. Este Sistema aumenta a competitividade das agroindústrias, já que eleva as possibilidades de comercialização, podendo atuar em todo o estado. É um importante passo para o município”, explica a consultora do Sebrae, Angélica Weirich.


Oficialmente as primeiras iniciativas para a implantação do Sistema começaram em 2018. Desde então, o município já realizou mudanças importantes, como a contratação de uma médica veterinária efetiva para o cargo no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Agora, com a parceria firmada, os trabalhos englobam consultorias e workshops sobre temas como condições sanitárias, ambiente, higienização e saúde, seleção de matérias-primas, controle de pragas e vetores, entre outros.


“Uma vez que esses produtores tenham o Selo, o consumidor terá a garantia de que tudo foi inspecionado e fiscalizado, o que agrega valor e segurança ao produto. Com o Sistema implantado, também temos a possibilidade de abrir novos mercados e incentivar o crescimento dos pequenos negócios. Estamos bem confiantes e felizes pelas possibilidades que surgirão”, enaltece a secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado, Jaqueline Vanelli.
Em todo o Estado, apenas sete municípios obtiveram o Selo, a partir da adesão ao Sistema, são eles: Francisco Beltrão, Cascavel, Santa Helena, Mauá da Serra, Santa Izabel do Oeste, Barracão e Salgado Filho. Para que os estabelecimentos recebam o selo Susaf, é necessário estar registrado no SIM.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte