Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Agronegócio

Pato Bragado investe na gestão e empreendedorismo dos produtores rurais

Trata-se do Programa Empreendedor Rural (PER) 2021 que otimiza as habilidades de gestão do patrimônio, aumentando a produtividade e rentabilidade

Publicado

em

Prefeito Mano garantiu que a administração municipal continuará investindo cada vez mais em capacitação, assistência técnica e especializada aos produtores rurais | FOTOS: Marili Koehler
Providência

Uma importante oportunidade de qualificação profissional está sendo ofertada desde hoje (14) e de forma gratuita, no centro cultural Arte e Encanto de Pato Bragado. Trata-se do Programa Empreendedor Rural (PER) 2021, uma parceria da administração municipal por intermédio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Sindicato Rural e Senar-Pr.

O programa é destinado a agricultores/as, com objetivo de otimizar a gestão, aumentando a produtividade e rentabilidade no campo,

Academia Meu Espaço

para que possam melhorar a sua qualidade de vida e da família, gerindo o patrimônio e o negócio a partir do entendimento dos objetivos de longo prazo das famílias.

A abertura ocorreu no início da manhã e contou a presença do Prefeito Leomar Rohden, o Mano, secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Jaqueline Vanelli, secretária de Assistência Social, Arlete Gross Schneider, mobilizadora do Senar e representante do Sindicato Rural, Tatiana Daniele Schneider e o instrutor do Senar, Solivan Rosanelli.

Instrutor do Rosanelli está conduzindo as explanações dos 17 encontros

Após saudar os participantes, prefeito Mano disse que a intenção dos organizadores envolvidos é de que o curso se torne um marco na vida do empresário do campo, diante do período de vários encontros em que será realizado, o que permite o aprofundamento adequado de todos os assuntos diretamente voltados à realidade do empreendedor rural.

O gestor ressaltou a importância do agronegócio que é responsável por cerca de 80% da receita gerada no município e garantiu que a administração municipal continuará investindo cada vez mais em capacitação, assistência técnica e especializada, junto produtores rurais, proporcionando assim a possibilidade que continuem evoluindo, com mais renda e consequente melhora da qualidade de vida.

METODOLOGIA

Segundo o instrutor do Senar, Solivan Rosanelli, ao todo são 17 encontros de oito horas, totalizando de 140 horas/aula, em que são abordados e trabalhados a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo das pessoas do meio rural.

“Por meio desse programa os produtores são estimulados ao debate e à formação de lideranças, já que ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que passem a administrar suas propriedades com eficiência, aumentando assim, a lucratividade”, explica.

TEMAS ABORDADOS

Ao longo dos 17 encontros o PER trabalhará os seguintes assuntos: a evolução da empresa-família; objetivos de longo prazo da família; definição de estratégias para atingir tais objetivos; definição das metas de curto e médio prazos da família; engenharia do negócio; estudo dos mercados; análise da viabilidade (sustentabilidades econômica, ambiental, social e legal) do plano de negócios proposto e do atendimento dos objetivos da família.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte