Fale com a gente
D Marquez

Agronegócio

Organizações denunciam falta de transparência em discussão sobre importação de trigo transgênico

Comissão do Ministério da Ciência adiou decisão sobre liberação e pediu mais informações à empresa argentina Bioceres, que criou o cereal modificado.

Publicado

em

A Argentina é responsável pelo fornecimento de cerca de 60% do cereal que abastece o mercado brasileiro. — Foto: Embrapa Trigo/Divulgação
Velho Oeste

Organizações ambientais, de agricultores e de defesa do consumidor enviaram um ofício a órgãos públicos na última terça-feira (8) denunciando a falta de transparência do governo sobre a discussão de liberação a importação de trigo transgênico da Argentina.

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio), vinculada ao Ministério da Ciência, deveria decidir na última quinta-feira (10) se passaria a importar ou não o cereal, mas adiou a decisão para pedir informações adicionais para a empresa Bioceres, que criou o trigo geneticamente modificado.

Family Pets

A próxima análise está prevista para o dia 5 de agosto.

O trigo transgênico leva o nome de HB4 e é resistente à seca e ao agrotóxico glufosinato de amônio, um herbicida considerado como “medianamente tóxico” pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na lavoura de trigo, pode servir como dessecante para antecipar a colheita.

Se aprovado, o trigo transgênico será importado pela empresa brasileira Tropical Melhoramento Genético (TMG). O G1 entrou em contato com o Ministério da Ciência para mais informações, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

O ofício foi encaminhado para a CNTBio, Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho por organizações como a Campanha Contra os Agrotóxicos e pela Vida, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), entre outros.

Segundo as entidades, o governo não informou se a importação de trigo transgênico será para uso comercial do produto em grão ou farinha ou para plantio no Brasil.

As associações afirmam ainda que não existem estudos que comprovem que o trigo geneticamente modificado não traz malefícios à saúde humana e ao meio ambiente. E que há ausência de pesquisas sobre os efeitos adversos dos resíduos do glufosinato de amônio.

Além disso, denunciam a falta de participação da sociedade nesse processo. “A participação na audiência pública foi limitada ao envio de perguntas por escrito, sendo a escolha das questões feita pela própria CNTBio”, afirma a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

A Argentina é responsável pelo fornecimento de cerca de 60% do cereal que abastece o mercado brasileiro, sendo complementado pelo produto nacional (30%) e de outras origens (10%).

Com informações de Canal Rural

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte