Fale com a gente
D Marquez

Datas comemorativas

Olha! É a Aurielly de fusquinha! A rondonense conta sobre sua paixão pelo icônico Volkswagen

Hoje, 22 de junho, é o Dia Mundial do Fusca

Publicado

em

FOTOS: Instagram/Reprodução
Imobiliária Maurício Vazquez

Baratinha, Fusquinha, Fuscão. De tão querido e amado que é no mundo todo, ele tem uma data de comemoração oficial: hoje, 22 de junho, é o dia Mundial do Fusca.

Em Marechal Cândido Rondon os apaixonados por fuscas criaram o Volkoon, um grupo que se reúne para dividir experiências sobre seus exemplares e se aventurar. Faz um tempo que o grupo tem que “ficar em casa”, mas as histórias continuam surgindo e o som dos motores continuam sendo o calmante para os dias não tão bons.

Dr Guilherme Dentista

Dentre os vários fusqueiros do município, o Portal Rondon escolheu uma mulher para contar sua história de amor aos internautas nesta data. Ela garante que, com o fusquinha, a única coisa que superaquece é seu coração, e de felicidade!

A Aurielly Schell é uma rondonense de 27 anos que ama “Air Cooleds”, os carros da Volkswagen, refrigerados a ar. Ela tem um fusca modelo 1979, 1300L, que comprou por necessidade há cinco anos. O interesse da Orientadora Social pelo icônico carrinho da Volks surgiu durante essa pandemia de Covid-19.

Como o contato entre as pessoas aumentou muito no modo virtual nos últimos tempos, a Aurielly passou a trocar mais experiências com pessoas que moram longe de Marechal e estas pessoas incentivaram a rondonense a resolver os problemas do seu fusca sozinha.

“Aí eu percebi que nem sempre havia necessidade de levar o fusca para a mecânica. Criei coragem de resolver alguns problemas e simplifiquei muita coisa”, ela conta.

É por isso e por tantas outras coisas que o fusca da Auri representa sua independência, sua liberdade, e a superação de ir contra o que as pessoas, em geral, esperavam dela.

Hoje, a rondonense entende a mecânica do seu fuscão, o sistema elétrico e várias particularidades dele. “Por mais que ainda seja um conhecimento raso, é muito mais do que imaginei que teria”, comenta.

Apesar dela estampar por todas as redes sociais o seu amor pelo carro, até hoje ainda recebe conselhos para comprar um carro novo.

“Por que não compra um carro “de mulher”? Com direção hidráulica, ar condicionado, essas coisas…” alguns perguntam. “Mas quem vive próximo de mim já entendeu que não vou ouvir conselhos assim, e a imagem do fusca já está até associada a mim”, relata deixando transbordar todo o amor que sente pelo Volks.

E você deve estar se perguntando sobre as histórias que a Aurielly já coleciona com o fusquinha dela. E, sim, tem muitas, mas como ela mesma diz, é meio difícil elencar uma só para contar aqui. “Mas já precisei usá-lo em casos de emergência, já fiz muito rolê com ele… E na época da faculdade, era a sensação! Tem histórias das idas às festas, cachoeiras e tantos outros lugares que frequentávamos antes da quarentena”.

Além das histórias, a jovem tem muitos sonhos para realizar com seu fusca.

“O principal é manter o legado dele até o fim dos meus dias. Sonho em presentear meus filhos com seus exemplares quando ficarem maior de idade, e que essa paixão continue na nossa família. Não só pelo fusca mas pelos Air cooleds em geral”.

Quem nunca viu alguém passando perrengue por aí com um fusca? De dia, de noite, em dias de chuva e de sol. Quem tem carro sabe, que o problema quase sempre aparece quando não poderia. E só de lembrar alguma ocasião em que seu carro estragou, você já deve sentir aquela pontadinha de raiva, mas a Aurielly garante que a diversão dela está exatamente na hora que o fusca decide “pifar”.

“Meu fusca vive me deixando na mão, e é essa a graça! Quando você quebra um fusca na estrada, consegue ajuda muito fácil. Ele é uma máquina de fazer amigos”.

Porém, tem vezes que complica. “A pior de todas as vezes que ele me deixou na mão foi quando eu não entendia absolutamente nada, e não vi um vazamento de óleo, fui a Porto Mendes com uma amiga, e o motor trancou na hora que estávamos voltando, às 4 horas da manhã perto de Bom Jardim. E mesmo sem torre no celular conseguimos ajuda na estrada, por coincidência, de um conhecido da família. Ele nos socorreu e tive que retificar o motor”, contou Aurielly.

Buscar paisagens bonitas para apreciar através do parabrisa é o desejo de qualquer aventureiro sobre quatro rodas. A Auri está nessa busca constantemente é só olhar suas publicações nas redes sociais. Mas há algumas limitações. O mais longe que ela já viajou com seu Volkswagen 79 foi para Terra Roxa. Naquela ocasião, estava acompanhada de amigos. E nesse ano, se superou indo sozinha a Toledo. “Parece besta, mas foi mais uma superação dos meus medos!”

Ela pretende ir para Pomerode, em Santa Catarina no final do ano, no evento Volksfriends, junto do grupo Volkoon, que participa desde o ano passado.

O esquema preferido da Auri é o “fuca” dela, e pra dividir seu amor, idealizou o projeto “Na lata e sem friso” no Instagram, que por enquanto está parado, mas o objetivo é empoderar mais mulheres no meio do automobilismo. Também é fundadora do Araucárias Volks, que é um grupo com quase 100 mulheres de todo o Paraná.

“Todas elas são proprietárias de veículos “Air cooled”. É muito engrandecedor trocar experiências com mulheres que compartilham das mesmas demandas que a gente, inseguranças e receios, principalmente por ter que se impor nesse meio tão masculinizado.”

Aliás, se você tem um fusca ou outro Volkswagen antigo, pode participar do grupo. É só acessar o Instagram e interagir com a mulherada! Por lá, elas compartilham fotos dos seus “Air Cooleds”, que são de tirar o fôlego de qualquer apaixonado pelos modelos da Volks.

Aurielly diz que é especialmente grata ao conhecimento e ajuda que teve após começar a participar do Volkoon. Ela foi a primeira integrante mulher a participar do grupo. “Nunca fez diferença eu ser a única mulher. Creio que esse é o verdadeiro empoderamento feminino: ser tratada como igual, inclusive na zoeira”.

Por enquanto, a Auri não pensa em modificar a estética do seu fusca, até porque dizer que ele é original, massageia os neurônios dela! Dentre os seus objetivos estão manter a segurança dele e, aos poucos, melhorar a performance do motor.

E como ela mesma diz: “tendo gasolina e freio, o resto é felicidade!”

Portal Rondon

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte