Fale com a gente
Sicredi

Agronegócio

IDR-Paraná participa do prêmio Café Qualidade Paraná

Chegando à 19ª edição, o Café Qualidade Paraná é aberto a proprietários, meeiros, arrendatários e parceiros. Inscrições vão até dia 4 de outubro.

Publicado

em

Produtores interessados em participar do concurso Café Qualidade Paraná podem inscrever seus lotes até o dia 4 de outubro, em qualquer unidade municipal do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). Foto: José Fernando Ogura/AEN
Academia Meu Espaço

As sedes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) receberão até o dia 4 de outubro os melhores cafés do Estado. De acordo com o regulamento do concurso Café Qualidade Paraná, os produtores interessados em divulgar seus produtos deverão procurar o órgão para fazer as suas inscrições.

Chegando à 19ª edição, o Café Qualidade Paraná é aberto a proprietários, meeiros, arrendatários e parceiros. “O objetivo é valorizar o cafeicultor e promover a bebida paranaense, uma das melhores do Brasil”, afirma o economista Paulo Sérgio Franzini, secretário-executivo da Câmara Setorial do Café, entidade que promove a disputa.

Family Pets

O concurso é realizado nas categorias café natural, cereja descascado e fermentação induzida. 

É possível concorrer simultaneamente em duas categorias, mas o produtor deve atentar para o tamanho do lote, que é de até cinco sacas (60 quilos) beneficiadas para as categorias café natural e cereja descascado, e de 15 a 60 quilos para quem concorrer na classe fermentação induzida. Os grãos devem ter peneira 16 ou superior, menos de 11,5% de umidade e apresentar até 12 defeitos.

Os lotes inscritos passam primeiramente por uma avaliação física com base na Classificação Oficial Brasileira (COB). Seguem depois para a prova de xícara, esta utilizando a metodologia da Specialty Coffee Association (SCA), em que são analisados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida. Os vencedores serão conhecidos na solenidade de encerramento do certame, em novembro – dia a ser definido.

PRÊMIO

Em cada categoria, os finalistas classificados até o terceiro lugar têm garantida a compra de seu lote pela cotação da BM&F no dia anterior à data do evento de encerramento, acrescido de um ágio mínimo de 50%.

Ao fazer a inscrição, o cafeicultor pode também optar por uma avaliação do quesito sustentabilidade da produção de seu lote. Os profissionais do IDR-Paraná fazem uma auditoria da propriedade e as três mais bem posicionadas são premiadas com um certificado de boas práticas.

PATROCÍNIO

O concurso Café Qualidade Paraná é patrocinado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Bratac, Federação de Agricultura do Paraná (Faep), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e Sistema Ocepar.

REALIZAÇÃO

O certame é uma realização da Câmara Setorial do Café, juntamente com o IDR-Paraná, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e a Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina, com o apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Probat Leogap e Sociedade Rural do Paraná.

Serviço

19° Concurso Café Qualidade Paraná
Inscrições: até 4 de outubro, nos escritórios municipais do IDR-Paraná
Mais informações AQUI

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte