Fale com a gente
Tic Tac

Política

Governo nomeia médica para a Secretaria de Enfrentamento à Covid

Cargo era da infectologista Luara Araújo, que ficou na secretaria por 10 dias

Publicado

em

Rosana e o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) em reunião em 9 de junho | FOTO: Tony Winston/MS
Prefeitura Dengue Março 2024

O governo federal nomeou nesta hoje (17) uma nova secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19 no Ministério da Saúde. A nomeação da médica Rosana Leite de Melo foi publicada no Diário Oficial da União.

Rosana Leite de Melo é médica cirurgiã especializada em cirurgia geral e oncológica, segundo seu perfil na plataforma Lattes. Ela tem mestrado em Saúde e Desenvolvimento na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Portal Facebook

A médica também atua como diretora-presidente do Hospital Regional do Mato Grosso do Sul, onde é médica cirurgiã desde 2003. O hospital é referência para atendimento de covid-19. Além disso, Melo é professora do curso de medicina da UFMS.

Melo irá substituir a médica infectologista Luana Araújo, que foi anunciada para o cargo em 12 de maio pelo ministro Marcelo Queiroga (Saúde), mas não chegou a assumir o cargo. O motivo para Araújo não assumir não foi divulgado pela pasta.

O anúncio do ministério de que ela não iria mais ser secretária foi feito 10 dias depois da nomeação, em 22 de maio. O ministério afirmou que buscava “perfil profissional semelhante: técnico e baseado em evidências científicas”. Na época, o Queiroga negou qualquer interferência do governo na saída de Araújo.

Em seu depoimento na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado, em 2 de junho, Araújo afirmou que não saber porque sua nomeação foi cancelada.

“Fui simplesmente comunicada de que essa nomeação não sairia. O ministro lamentou, mas me informou que meu nome não teria sido aprovado”.

Ela também criticou a ideia de um tratamento precoce para a covid-19, com medicamentos que não tem eficácia contra a doença. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defende o tratamento precoce.

“Essa é uma discussão delirante, esdrúxula, anacrônica e contraproducente. […] É como se a gente estivesse escolhendo de que borda da terra plana a gente vai voar. Não tem lógica.”

A nomeação de Melo, nesta 5ª feira (17.jun), foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos. A titular da Secretaria Extraordinária de Combate à Covid-19 foi nomeada mais de um mês depois que a secretaria foi criada, em 10 de maio.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte