Fale com a gente
Sicredi

Municípios

Em Maripá, campanha incentiva doação regular de sangue

Cadastro de doadores e grupo de WhatsApp contribui para fortalecimento das doações.

Publicado

em

Providência

Nesta segunda-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data é lembrada com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade da doação e agradecer aos voluntários pela atitude, que pode salvar vidas. Para incentivar a doação regular de sangue, o Governo Federal lançou hoje a campanha “Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa”.

Portal WhatsApp

Em Maripá, algumas estratégias já haviam sido adotadas para aumentar a doação regular por meio da campanha “Doe Sangue, Salve Vidas”, que atua como incentivo, disponibilizando mensalmente transporte exclusivo para os doadores.

“Em 2020 foram 81 doadores e, este ano, até o mês de junho, são 44 doadores que integram um cadastro no qual monitoramos o prazo de intervalo de cada doador e, dessa forma, conseguimos manter a doação regular”, destaca a assistente social da Secretaria de Saúde, Giliane Konzen.

Segundo ela, uma das estratégias foi a criação de um grupo de WhatsApp.

“Desde que criamos o grupo no ano passado, temos registrado um aumento no número de doadores, assim como a colaboração daqueles que participam, divulgando para outras pessoas e ampliando a rede de doadores”, explica.

Os doares que realizam três doações no período de um ano recebem uma camiseta personalizada da campanha.

DIREITOS ADQUIRIDOS

Os doadores de sangue têm direitos adquiridos por lei. A Lei Estadual nº 13.964/2002 garante a concessão de desconto de 50% em eventos culturais artísticos (espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, feiras, pontos turísticos, estádios, atividades sociais, recreativas, culturais e esportivas).  Aos concurseiros, na maioria dos concursos, existe a isenção da taxa de inscrição.

QUEM PODE DOAR

Maiores de 18 anos e menores de 65 anos (necessário apresentar documento oficial com foto); Ter mais de 50 quilos; Ter se alimentado antes da doação; Não ter ingerido bebidas alcoólicas de quatro a seis horas antes da doação.

QUEM NÃO PODE DOAR

Portadoras de doenças como diabete e hepatite; Mães que estejam amamentando; Quem colocou piercing ou fez tatuagem/maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

DOAÇÃO NA PANDEMIA

As orientações para doar sangue neste período de pandemia são de que doador não pode apresentar nenhum sintoma gripal, em decorrência da covid-19 e, caso passou pela doença, deve aguardar o prazo de 30 dias após a recuperação para fazer a doação. Quem já recebeu a vacina deve aguardar o prazo de 7 dias para a AstraZeneca e Pfizer e de 48 horas para a Coronavac.

ORIENTAÇÕES APÓS A DOAÇÃO

Repouso de 15 minutos para evitar mal estar; Beber bastante líquido; Evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado na doação.

FREQUÊNCIA DE DOAÇÕES

Homens podem doar a cada dois meses e no máximo quatro por ano e mulheres a cada três meses e no máximo três por ano.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte