Fale com a gente
D Marquez

FAKENEWS

É #FAKE capa do Washington Post com manchete dizendo que Bolsonaro lidera maior passeio de motos do planeta

‘Essa não é a uma primeira página real’, afirma o Washington Post. Consulta aos arquivos do jornal mostra que primeira capa teve Netanyahu como manchete nesta segunda e uma sobre luto no domingo. Imagem que circula em redes sociais é uma montagem que usa como base a capa do Washington Post publicada em 2013.

Publicado

em

É #FAKE capa do Washington Post com manchete dizendo que Bolsonaro lidera maior passeio de motos do planeta — Foto: Reprodução
lift training

Circula pelas redes sociais um print com a capa do jornal “The Washington Post” com uma manchete em inglês que diz: “Bolsonaro lidera o maior tour de motocicletas do planeta”. É #FAKE.

 — Foto: G1

— Foto: G1

Portal Facebook

A capa do Washington Post não destacou a motociata realizada por Bolsonaro e a publicação não a considerou o maior tour de motocicletas do planeta. Aliás, o evento atraiu entre 150 mil e 180 mil motos, de acordo com um dos organizadores.

Procurado pelo G1, o jornal reforça: “Esta não é uma primeira página real do Washinton Post”. “Obrigado por verificar”, complementa.

A imagem que circula em redes sociais no Brasil é uma montagem e foi feita usando como base a capa original do The Washington Post publicada em 6 de agosto de 2013, e que destacava a venda do jornal para o bilionário Jeff Bezos.

É possível notar que, apesar da manchete e da foto principal alteradas, outros elementos originais foram mantidos. Lá estão os artigos nas colunas laterais com os mesmos títulos e autores. Também são idênticos a data e a previsão do tempo no alto da página.

Nesta segunda, a manchete, na verdade, foi sobre o fim do governo Netanyahu em Israelapós 12 anos.

Capa real do Washington Post nesta segunda — Foto: Reprodução

Capa real do Washington Post nesta segunda — Foto: Reprodução

Já no domingo, a versão teve como destaque uma reportagem especial sobre o luto em meio à pandemia da Covid-19.

Capa real do Washington Post no domingo  — Foto: Reprodução

Capa real do Washington Post no domingo — Foto: Reprodução

O jornal até noticiou o ato ocorrido em SP, mas a chamada, interna, foi: “Bolsonaro é multado por desrespeitar uso obrigatório de máscara em passeio de motocicleta”.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte