Fale com a gente
Gramado Presentes

Datas comemorativas

É dia de São João! Como comemorar sem sair de casa? Dicas e receita

Conheça a história e comemore em família

Publicado

em

São João é o principal santo das festas juninas
Gramado Presentes

São João é o segundo Santo religioso homenageado durante o período de festas juninas. Atrás de Santo Antônio e antecedendo São Pedro e São Paulo. Seu dia é comemorado hoje, 24 de junho.

Mas você sabe quem foi São João?

Academia Meu Espaço

São João é João Batista, o homem que, de acordo com a Bíblia, batizou Jesus Cristo. Ambos teriam sido parentes, já que suas mães, Maria (de Jesus) e Isabel (de João Batista) seriam primas.

João Batista era só seis meses mais velho do que Jesus, mas pavimentou o caminho pelo qual percorreria a grande figura católica. “Ele se tornou um profeta que anunciou Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus. Ele tinha influência como pregador. Tanto que ele é conhecido nas tradições bíblicas como a voz que grita no deserto e é testemunha da luz, que é Jesus”, explica Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor na faculdade de teologia da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

Mas João Batista “não tinha a pretensão de ocupar o lugar de Jesus. Tanto que, quando surge a pregação de Jesus, ele se retira de cena. Ele se destaca por ser um profeta, mas ele precede Jesus. Há uma diferença básica, talvez, no conteúdo porque toda a pregação dele é sobre conversão, que o Messias está para chegar. E, quando o Messias chega, ele diz que o tempo acabou”, aponta Fábio Enrique de Souto, padre e professor da Universidade Católica de Brasília.

O fim da vida de João Batista foi trágico. Ele foi preso a mando de Herodes Antipas, espécie de administrador da região. Salomé, filha de Herodes, posteriormente pediu que João Batista fosse decapitado. A morte do futuro São João teria acontecido em 29 de agosto do ano 29.

COMO COMEMORAR EM TEMPOS DE PANDEMIA?

Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia da Covid-19 levou ao cancelamento das festas juninas. Mas, para amenizar um pouquinho da sua tristeza, pense que não é só aqui no Paraná. Imagine a saudade que está sentindo o povo de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, onde acontece o mais famoso e “maior São João do mundo”.

O legal é que você não precisa deixar o “São João” morrer e pode comemorar em casa com a sua família. Confira algumas dicas:

  • Enfeite a casa com bandeirinhas

É bem fácil cortar elas e você coloca toda a família para trabalhar. Assim, uns interagem com os outros e todos os corações ficam quentinhos. Elas não precisam ser perfeitas. O importante é envolver a família toda. Depois, escolham um cômodo da casa para pendurar. E não precisa pendurar hoje e já arrancar, pode deixar até encerrar o mês junino, que os outros santos também agradecem a comemoração.

Bandeirinha para Festa Junina: 15 tipos e tutorias para inovar na decoração  - Tua Casa
  • Faça um jantar típico

Acolha essa dica com alegria. Escolha alguns quitutes e monte uma mesa diferente para a família. Pode ser tudo bem simples, mas não esqueça de colocar amor, que é o principal ingrediente para dar sabor à vida. Nada impede que você peça algum lanche de delivery, mas tente fazer um prato com a ajuda com quem mora com você. É dessa interação que o mundo carece.

No final da reportagem, tem uma receita de um delicioso bolo de fubá.

Descubra os pratos típicos de festa junina de cada região do país |  Recepedia
  • Coloque músicas de Festa Junina para tocar

Já que é para comemorar o São João, entre no clima de verdade. No Youtube tem muita música típica para essa data. Você pode colocar a sua playlist preferida e curtir o jantar especial com a família ouvindo e até dançando quadrilha!

Uma dica legal, e talvez a mais importante é: não fique lamentado que você não pode sair. Faça valer a pena o momento em família. Ressignifique as comemorações dentro do lar. Isso é extremamente importante. Quem faz de cada momento uma lembrança inesquecível é você.

  • Se quiser mais diversão…

Vocês ainda podem escolher brincadeiras juninas para realizarem juntos. Ou vestir uma roupa de caipira, pintar as bochechas, dentes e bigode. Reinventem-se!

Fica a critério de cada família como vai ser a noite de São João. Afinal, uns são mais extrovertidos e outros nem tanto. Veja o que se encaixa na programação de vocês e aproveitem juntos.

Se lembrar de histórias legais, pode dividir com a família. Lembre-se de dar atenção ao que o outro quer dizer também. Os pais podem contar como eram suas festas juninas e os filhos podem dar dicas de como gostariam que fosse. Aí, vocês misturam de tudo um pouquinho e comemoram a data.

Uma última dica é combinar com familiares que moram longe, e que você está sentindo muita falta, para que também preparem a Festa Junina deles e participem com você e sua família, virtualmente.

Mesmo em meio às tristezas desse cenário pandêmico, precisamos encontrar formas de promover a felicidade dentro do lar. Além de ser extremamente importante para a nossa saúde, não nos torna insensíveis ao que estamos passando. Viva o São João!

Agora confira a receita do Bolo de fubá.

Ela foi incrementada pela @escritoramariana, e fica incrivelmente delicioso. O iogurte, o coco, o creme de leite e o leite condensado tiram aquele aspecto seco do fubá e não fica muito doce, não. Aliás, o preparo é rapidinho. E até quem não gosta de bolo de fubá, vai gostar desse.

Depois de fazer a receita, você pode tirar uma foto, postar e marcar o @portalrondonoficial.

PORTAL RONDON/ *com informações do NE10 Interior

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte