Fale com a gente
refran

Datas comemorativas

Dia Mundial da Bicicleta: saiba como escolher o modelo ideal

No Brasil há mais bicicletas do que carros

Publicado

em

lift training

A primeira bicicleta foi criada há 204 anos. A bicicleta do barão alemão Karl von Drais, de 1817, é considerada a pioneira. Ele a batizou de “máquina corredora”. Era feita de madeira e funcionava com o impulso dos pés. O objetivo de Von Drais era oferecer um meio de transporte mais barato e fácil de manter que os cavalos. Hoje (03) de junho se comemora o Dia Mundial da Bicicleta. Essa data começou a ser comemorada a partir do dia 12 de abril de 2018, quando a resolução 72/272 foi aprovada para incentivar o uso desse meio de transporte. E, de acordo com uma pesquisa recente do IPEA, há mais bicicletas do que carros em nosso país.

Porém, embora seja popular, muitas pessoas ainda não sabem como escolher a bike certa para as suas necessidades. Há muitas dúvidas sobre qual aro comprar, como escolher o guidão da bicicleta, se a bicicleta é um veículo ideal para o trabalho e muitas outras questões.

Family Pets

A seguir vamos explicar como escolher e qual bicicleta comprar para as suas necessidades.

Tipos de bicicleta

De começo, é necessário definir o tipo de bike que você pretende comprar. Isso é importante porque existe variações de bicicletas e cada uma delas é destinada a um tipo de uso específico. Comprar um tipo de bike e utilizá-la para outro fim pode trazer frustração, além de possivelmente fazer você gastar mais do que deveria.

  • Bicicleta de passeio: também chamadas de bikes urbanas, esses modelos oferecem bom desempenho em ciclovias e parques, e são destinados àqueles que buscam pedalar por lazer.
  • Bicicletas de transporte: bikes usadas para ir e vir para o trabalho são mais resistentes e podem ter espaços para carregar seus pertences.
  • Mountain Bike: modelos destinados para quem quer pedalar em trilhas. Com pneus largos para conferir maior estabilidade, também é recomendado para percorrer longas distâncias na cidade, ideal para quem trabalha com entregas, por exemplo.
  • Bicicleta elétrica: ideal para quem quer sair de uma rotina sedentária, mas quer fazer isso aos poucos; também é um modelo para quem usa a bike como meio de transporte para ir ao trabalho.
  • Bicicleta BMX: esse tipo de bicicleta é para aqueles que querem se aventurar em fazer manobras e usar a bike em esportes radicais.

Ter em mente os tipos de bicicleta vai fazer com que você não erre na escolha do seu meio de transporte alternativo.

Tamanho do aro

O aro da bicicleta é o acessório responsável por proporcionar a tração desse meio de transporte. É nessa parte da bike que são instaladas as câmaras de ar e os pneus e, juntamente com os raios, formam as rodas da bicicleta.

O tamanho do aro é uma medida importante e que exige bastante atenção do comprador. Porém, para a nossa sorte, não existem muitos padrões e, para os modelos adultos, apenas duas variações precisam ser consideradas na maioria dos casos.

Bicicleta aro 26

No geral, a bicicleta aro 26 é a mais comum no mercado. Trata-se de um tamanho que confere agilidade e peso reduzido para a bicicleta, oferecendo bom desempenho tanto na cidade quanto em trilhas. Outra característica importante é a resistência justamente por conta de seu diâmetro mais compacto.

Bicicleta aro 29

Padrão novo que está ganhando popularidade, a bicicleta aro 29 foi desenvolvida para oferecer um pouco mais de desafio para os ciclistas. Por ser maior que o aro 26, essa variação oferece um pouco mais de dificuldade para manobras em curta distância, mas em compensação dispõem de um desempenho máximo superior, podendo alcançar velocidades mais altas.

Vale ressaltar que há outros tamanhos de aro, mas estes são as variações mais comuns.

Tamanho e composição do quadro

O quadro é a parte central da bicicleta, a parte que mais concentra material nesse meio de transporte. Definir o seu tamanho é importante para garantir um passeio confortável e livre de dores pelo corpo após alguns minutos de pedalada.

O tamanho do quadro é definido pela altura do ciclista:

  • 1,50 a 1,60m: 13 a 15 polegadas
  • 1,55 a 1,65m: 14 a 16 polegadas
  • 1,60 a 1,70m: 15 a 17 polegadas
  • 1,65 a 1,75m: 16 a 18 polegadas
  • 1,70 a 1,80m: 17 a 19 polegadas
  • 1,75 a 1,85m: 18 a 20 polegadas
  • 1,80 a 1,90m: 19 a 21 polegadas
  • 1,85 a 1,95m: 20 a 22 polegadas
  • 1,90 a 2,00m: 21 a 23 polegadas
  • 2,00m ou mais: 23 ou mais polegadas

Também é importante destacar que o quadro pode ser confeccionado de materiais diferentes, cumprindo um propósito específico.

  • Quadro de aço: material que foi bastante utilizado no passado, mas hoje encontra-se em desuso por ser mais pesado e sofrer corrosão com o tempo.
  • Quadro de alumínio: o mais popular do mercado, destaca-se por não sofrer corrosão e deixar a bicicleta mais leve.
  • Quadro de carbono: material usado para conferir ainda mais leveza e resistência para a bike, mas que ainda é muito caro.

Outros aspectos importantes

Além desses três aspectos essenciais, os ciclistas podem também se preocupar com outros itens na hora de comprar a sua bicicleta. Pode-se escolher, por exemplo, entre um modelo que possua marchas e outra que não tenha. As marchas definem a velocidade que a bike pode atingir, sendo muito útil para quem enfrenta trajetos com muitos desníveis, como subidas e descidas.

Porém, bicicletas com marchas são mais complexas e exigem uma manutenção mais atenciosa. Já as bikes sem marchas são ideias para trajetos planos e necessitam de um cuidado mais simples.

Os ciclistas também podem se preocupar com o sistema de suspensão de suas bicicletas, o que garante mais conforto durante as pedaladas. Há modelos com suspensão dianteira, traseira ou em ambos, sendo que este último é indicado para modalidades de alto impacto, como Mountain Bike.

O tipo de freio também é outro aspecto que precisa ser definido, pois é essencial para trazer segurança e conforto na pedalada. O sistema V-Brake é o mais utilizado atualmente, oferecendo uma frenagem eficiente e baixo custo de manutenção. Já os modelos com disco mecânico e hidráulico dispõem de ainda mais desempenho na frenagem, mas são mais caros e de manutenção mais complexa.

Por fim, também é preciso mencionar a escolha dos acessórios para a bike. A lanterna de bicicleta, a escolha do guidão de bicicleta e outros aspectos podem melhorar bastante a sua experiência de pedalada.

FONTE: El País/ TecMundo

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte