Fale com a gente
refran

Política

Com racha no Patriota, PRTB volta a procurar Bolsonaro

Dirigentes da sigla ofereceram ao presidente condições mais flexíveis de filiação

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto; o PRTB voltou a fazer propostas para o chefe do Executivo se filiar ao partido | FOTO: Sérgio Lima/Poder360
Academia Meu Espaço

Dirigentes do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) voltaram a procurar o presidente Jair Bolsonaro para negociar sua possível filiação ao partido. As tratativas haviam travado em maio, depois de a presidente nacional da sigla, Aldineia Fidelix, discordar das condições estabelecidas pelo chefe do Executivo para comandar o partido.

Desta vez, a cúpula da sigla que abriga o vice-presidente Hamilton Mourão decidiu flexibilizar as condições para atender condições exigidas por Bolsonaro.

Portal WhatsApp

“Houve uma contraproposta do PRTB e estamos aguardando a resposta do presidente”, disse um dos principais integrantes da legenda ao Poder360. “A contraproposta atende aos interesses deles”.

Bolsonaro já disse publicamente que pretende chefiar a estrutura da sigla na qual deve disputar a reeleição em 2022. Não quer sofrer reveses como aconteceu no PSL.

Em entrevista ao Poder360 em 2 de junho, o presidente nacional do Patriota, Adilson Barroso, disse que Bolsonaro estava prestes a fechar com o partido. Segundo ele, o chefe do Executivo pediu, em 1º de junho, de 10 a 15 dias para organizar a migração da sua base de apoio para a legenda. O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) se filiou em 26 de maio.

A questão é que um racha se instalou no Patriota nos últimos dias. Integrantes da executiva nacional entraram com um requerimento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 31 de maio contra decisões de Barroso. O 1º vice-presidente da sigla, Ovasco Roma Altimari, afirma que o presidente descumpriu a convenção do partido e impôs mudanças para abrigar Jair Bolsonaro e seus filhos na legenda.

Desde 9h desta 2ª feira, a Executiva Nacional do Patriota se reúne em convenção online. Barroso tenta encontrar um acordo com os integrantes opositores da sigla para mitigar as divergências e barrar a judicialização de uma possível filiação do presidente.

“O presidente [Bolsonaro] só vem [para o Patriota] se por acaso puder confiar no partido também”, disse o dirigente da sigla no início do encontro.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte