Fale com a gente
Gramado Presentes

Municípios

Campanha alerta para o dever coletivo de prevenir a violência contra a pessoa idosa em Maripá

Com a pandemia, o número de denúncias tem aumentado no país, e o principal motivo é justamente o isolamento social,

Publicado

em

Gramado Presentes

O Município de Maripá por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) lançou nesta terça-feira (15), data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, uma campanha que alerta para o dever de toda a sociedade de prevenir a violência contra a pessoa idosa.

O objetivo é divulgar os canais de denúncia e mobilizar a população. “Em nosso município, cerca de 20% da população tem mais de 60 anos, o que reforça a necessidade de conscientizar as pessoas, levando informação e mobilizando a comunidade para que denunciem toda suspeita de violência”, pontua o secretário do Trabalho e Assistência Social, Andrei Maurina.

Dr Guilherme Dentista

Com a pandemia, o número de denúncias tem aumentado no país, e o principal motivo é justamente o isolamento social, onde o agressor, na maioria das vezes, é morador da mesma residência que a pessoa idosa. “Qualquer pessoa que suspeite de violência pode denunciar de forma anônima com ligação totalmente sigilosa pelo Disque 100, Disque Idoso 0800 041 00 01 ou à Polícia Militar pelo 190”, explica o secretário.

O Estatuto do Idoso considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. Entre os tipos de violência mais comuns estão: negligência; violência psicológica como humilhação, hostilização e xingamentos; violência financeira que envolve, por exemplo, retenção de salário e destruição de bens; e a violência física. Geralmente, os maiores agressores são familiares próximos, como filhos, netos e 90% das vezes, a violência é praticada dentro da casa da vítima, no caso a pessoa idosa.

POR QUE O 15 DE JUNHO?

Em 15 de junho de 2006, a Rede Internacional de Prevenção de Maus-tratos Contra Idosos (INPEA), em parceria com a Organização das Nações Unidas, declarou 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte