Fale com a gente
Sicredi

Agronegócio

Brasil é um dos maiores produtores de leite

No dia 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite

Publicado

em

Gramado Presentes

Neste 1° de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU, da sigla em inglês), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. A escolha de 1º de junho se deu porque já era o dia que diversos países, a maioria da União Europeia, comemoravam o Dia Nacional do Leite. É também no velho continente em que ocorre a maior parte das celebrações voltadas em grande parte ao incentivo ao consumo pelas crianças.

O alimento é um dos mais básicos da alimentação humana. Além de acessível a boa parte da população mundial, é altamente nutritivo, pois é rico em proteínas, cálcio, fósforo, sódio, potássio e vitaminas. Além disso, em sua versão integral, também é rico em vitaminas A e D.

Dr. Pedro Wild

O leite também tem grande importância econômica para o Brasil. O país é o terceiro maior produtor do mundo e alcança padrões maiores do que a Nova Zelândia, país cuja produção ultrapassa 4 mil litros por vaca. São mais de 350 municípios brasileiros que apresentam uma produtividade superior a 6 mil litros por vaca.

Em 1961 o Brasil produzia pouco mais de cinco bilhões de leite . Em 2019 foram 35,1 bilhões de litros, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais como café beneficiado e arroz. 

Ao se mensurar a força do setor leiteiro na geração de empregos no Brasil, os números são ainda mais impressionantes. Mais de um milhão de propriedades rurais no país exploram o leite. A geração direta de empregos (setor produtivo) supera a casa dos quatro milhões, fora outros elos da cadeia leiteira como logística, insumos, comércio, pesquisa, etc. Tal impacto supera setores tradicionais e importantes para a economia nacional, como a construção civil e as indústrias automobilística e têxtil.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte