Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Pila Virtual: Unioeste disponibiliza intercâmbio para estudantes

O programa PILA é uma iniciativa da Argentina, Colômbia e México e tem por objetivo o intercâmbio das comunidades acadêmicas

Publicado

em

Gramado Presentes

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está entre as quatro universidades brasileiras convidadas para participar do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano, PILA Virtual. O programa PILA é uma iniciativa da Argentina, Colômbia e México e tem por objetivo o intercâmbio das comunidades acadêmicas, de forma a promover a internacionalização do ensino e facilitar as trocas culturais e de conhecimentos.

Nesse ano, o PILA estabeleceu a modalidade de intercâmbio em casa em uma versão piloto, que incorpora Universidades do Brasil, Uruguai, Nicarágua e Cuba. Os estudantes da Unioeste poderão cursar disciplinas ofertadas por sete universidades participantes do programa, duas argentinas, quatro colombianas e uma mexicana. Também será possível receber estudantes dessas universidades nas aulas online, uma forma de enriquecer a formação dos acadêmicos.

Family Pets

O Assessor Chefe de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Rafael Mattiello, destaca a relevância da Unioeste no cenário Latino-americano e a qualidade da universidade. “É uma honra a Unioeste estar entre as quatro universidades brasileiras convidadas para participar do Programa PILA Virtual. Isso prova a qualidade que a nossa universidade tem no ambiente acadêmico Latino-americano. É também uma oportunidade única aos nossos alunos, especialmente àqueles que não teriam condições de se locomover fisicamente a outro país para realizar seus estudos. Estamos certos de que será uma rica troca de conhecimentos, experiências e de cultura aos estudantes que participarem”.

Os estudantes interessados em frequentar disciplinas nas Universidades participantes do PILA conveniadas à Unioeste podem ter acesso às disciplinas ofertadas pelas universidades parceiras no link: https://www.unioeste.br/portal/ari/pila-virtual, após, deverão ler atentamente o manual de candidatura e preencher o formulário de inscrições. Ao final, deverão enviar à Assessoria de Relações Internacionais através do e-mail: [email protected], demais dúvidas também poderão ser sanadas no mesmo contato. Algumas das Universidades já estão recebendo as matrículas para graduação e pós-graduação. Os estudantes podem participar de uma ou mais disciplinas de diferentes universidades, entre elas a Universidad Nacional de la Plata e a Universidad Nacional de Catamarca, ambas da Argentina; a Universidad Distrital Francisco José de Caldas, a Universidad Pedagógica Nacional e a Universidad del Sinú – Elías Bechara Zainúm (Cartagena e Montería) da Colômbia e a Universidad Autónoma De Baja Califórnia, do México, que está ofertando cursos extracurriculares.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte