Fale com a gente
D Marquez

Datas comemorativas

O que devemos fazer neste dia 1º de maio?

Há muito para se comemorar nesse dia, e tanto para refletir

Publicado

em

Academia Meu Espaço

O Dia do trabalhador, comemorado hoje (1º de maio) surgiu há 135 anos. Nesta data, em 1886 em Chicago – EUA, milhares de trabalhadores protestaram por melhorias na jornada de trabalho, que naquela época chegava a 17 horas diárias.

Imagem: Ilustração da Revolta de HayMarket, chamada “HaymarketRiot-Harpers”, produzida em 15 de maio de 1886.

A manifestação mobilizou pessoas de diversos países. Devido aos protestos, a França decretou 1º de maio como feriado nacional em 23 de abril de 1919. Naquele ano também reduziu a jornada de trabalho para 8 horas.

Academia Meu Espaço

Nos Estados Unidos, a redução da jornada foi efetivada em 1890.

Em 1891, aconteceram as primeiras manifestações no Brasil. Rio de Janeiro e São Paulo. Era o início da industrialização no país, os europeus chegavam por aqui, as organizações sindicais começaram a se fortalecer, e os protestos trabalhistas aumentaram.

Imagem: Enterro de José Ineguez Martinez, sapateiro espanhol mártir da Greve Geral de 1917. Autor desconhecido.

Na Constituição de 1988, houve uma redemocratização do Brasil após a ditadura militar e se conseguiu uma série de avanços como: as Férias Remuneradas, o 13º salário, multa de 40% por rompimento de contrato de trabalho, Licença Maternidade, previsão de um salário mínimo capaz de suprir todas as necessidades existenciais, de saúde e lazer das famílias de trabalhadores, etc.

Ao longo da história da humanidade, manifestos envolvem confrontos com policiais, mortes e prisões, porém, com o grande objetivo de conquistar direitos trabalhistas.

No Brasil, a Carteira de Trabalho, criada em 1932 por Getúlio Vargas, simboliza os direitos conquistados pelos trabalhadores.

Ainda hoje, grupos de profissionais vão às ruas, fazem greves e continuam lutando por melhores condições de trabalho, e pelo que acham justo na sua área. Em muitos locais do mundo, as pessoas passaram a se reunir no dia 1º de maio para realizar discursos, apresentações musicais, passeatas e outras atividades. Porém, nem sempre envolvendo o real significado da data.

Trabalhar é essencial para manter a vida e vale lembrar, que o trabalho vai além de correr em busca de uma remuneração. Aliás, não é apenas ofício do ser humano: os animais e a própria natureza estão em constante movimento buscando alimento e equilíbrio para promoção da vida.

A pandemia fechou milhares empresas pelo mundo. Deixou milhões de desempregados, por isso, é necessária a cooperação de modo geral. Há muito para se comemorar nesse dia, e tanto para refletir.

Hoje devemos agradecer a nossa possibilidade de desempenhar atividades. Precisamos festejar as nossas habilidades e resgatar aquelas que nunca mais utilizamos. É necessário também defender condições justas para nós e para o próximo, especialmente aqueles que ainda são escravizados. É dia de olhar para o próximo e lembrar que a oportunidade é a chave de grandes negócios e conquistas.

Neste dia podemos trabalhar a nossa mente em prol de ideias que transformem os próximos dias de trabalho em momentos mais positivos. Podemos olhar para as dificuldades com mais leveza e acreditar que tudo pode ser transformado para melhor: basta descruzar os braços e colocar a mão na massa com a força e a fé de verdadeiros trabalhadores.

Portal Rondon

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte