Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Museu de Porto Mendes inaugura visitação virtual

O sistema permite ao público reproduzir as exposições do museu tal qual elas foram montadas.

Publicado

em

Prefeitura Dengue Março 2024

O Ecomuseu de Itaipu, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e a prefeitura de Marechal Rondon, através da Secretaria Municipal de Cultura, lançaram nesta segunda-feira (31), o Tour Virtual 360 Graus, do Museu Histórico Padre José Gaertner, de Porto Mendes. A visita virtual está disponível no site da prefeitura rondonense e pode ser realizada pela internet de forma gratuita e em condições de alta performance tecnológica.

O sistema permite ao público reproduzir as exposições do museu tal qual elas foram montadas. Além de ampliar o acesso à visitação, a iniciativa abrange aspectos educativos, culturais, sociais e turísticos.

tryideas

As visitações virtuais já são comuns nos principais museus do mundo. No ano passado, o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do convênio Linha Ecológica, disponibilizou o tour virtual do Ecomuseu de Itaipu. A experiência foi tão bem sucedida que a ação se ampliou para os museus da região. 

O expectador pode explorar em profundidade o espaço da exposição, o que possibilita que o internauta “caminhe” pelo museu, olhe ao seu redor, identifique os detalhes da intenção que por si só contam uma história, além de identificar as peças expostas, possibilitando ao visitante virtual desvendar e analisar cuidadosamente detalhes não percebidos anteriormente.

A visita começa no lado externo do museu. No canto superior da tela, o visitante encontra um mapa para se localizar. Assim que ele entra, setas indicam os trajetos que ele pode percorrer. É possível ter uma visão de 360 graus de qualquer ponto do museu. As obras e vídeos exibidos in loco, estão disponíveis também no tour e podem ser ampliadas a partir de um clique, possibilitando ao navegador observar os detalhes. Durante a visita, há textos explicativos sobre cada setor e cada obra da exposição. Para que tudo isso fosse possível, os museus e seus objetos foram filmados e fotografados de diversos ângulos e em alta definição. O sistema permite ao usuário avançar ou voltar no momento em que quiser, aproximar-se das obras, ler o que considerar mais relevante, etc. A tecnologia não demanda computadores potentes ou com muita memória, o que torna o projeto acessível de qualquer máquina ou telefone celular, em qualquer lugar do mundo, gratuitamente.

O acesso deve ser feito através do link http://turismo.mcr.pr.gov.br/visitavirtual/museu/

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte