Fale com a gente
Sicredi

Agronegócio

Mais seca? La Niña pode voltar no segundo semestre, alerta Noaa

Órgão norte-americano afirma que o La Niña deve dar lugar à neutralidade climática durante o inverno, mas pode retornar passada a estação

Publicado

em

Rui Barbosa

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (Noaa) divulgou um relatório atualizado com a previsão para o segundo semestre. A expectativa é de que o La Niña dê lugar à neutralidade climática durante o inverno. Porém, tudo indica que, ao longo do segundo semestre, o La Niña pode ganhar força novamente.

Como é de praxe, o fenômeno faria com que a chuva no Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficasse abaixo da média para o período, atrasando as precipitações de primavera. Além disso, o inverno pode acabar durando mais, submetendo os campos à geada.

Bonni Restaurante

E isso é uma péssima notícia, já que a agropecuária brasileira nem sequer deixou de sentir os efeitos do último La Niña. Lavouras de milho segunda safra estão há meses sem chuva adequada, o que deve comprometer a qualidade das lavouras. Até o dia 26 de maio, as precipitações não retornam de forma volumosa.

Em junho, no entanto, a situação muda e o mês pode ter até chuva acima da média.

Frio nos próximos dias

Pontos mais altos do Sul do país registraram geada nesta quinta-feira, 13. Na sexta-feira, 14, o frio deve perder um pouco de força, mas não estão descartadas geadas na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As baixas temperaturas chegam, inclusive, ao sul do Paraná, mas lá não há risco de geada.

Com informações de Canal Rural

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte