Geral
Em breve, WhatsApp web para desktop funcionarão sem depender do celular
Não há previsão para que a novidade chegue para todo mundo
O WhatsApp para computador pode não mais precisar depender de um celular para funcionar em breve. A versão de testes do mensageiro antecipou a preparação do suporte para múltiplos dispositivos conectados à mesma conta simultaneamente — e isso permitiria que o usuário da versão web ou desktop não precisasse mais do aparelho para conversar.
A novidade se apoia exatamente na sincronização de dados entre dispositivos. A ferramenta teria um grande papel na independência do WhatsApp para PC, mantendo conversas iguais nos demais computadores vinculados e no app mobile, assim que ficasse online.
@WhatsApp will offer a WhatsApp Web Beta program for iOS and Android beta users, in order to use WhatsApp Web without having to keep your phone connected to the Internet!
Follow @WABetaInfo to discover when WhatsApp will open the beta program!Details: https://t.co/jvq4kF2mzF pic.twitter.com/IXaUrflm2E
— WABetaInfo (@WABetaInfo) March 19, 2021
Atualmente, a versão de PC funciona de uma forma curiosa: o mensageiro para desktop utiliza o celular como meio para enviar mensagens, servindo apenas como “ponto de entrada” para visualizar e redigir conteúdo. O app mobile cuida do envio das mensagens para o contato selecionado e, normalmente, a experiência é bem satisfatória e sem atrasos, contudo implica em certas limitações.
Uma delas está na dependência da conectividade do smartphone para continuar o diálogo: o PC precisa que o aparelho esteja conectado à internet para manter as conversas. Quando o Wi-Fi cai, o PC tem seu estado congelado, sem poder dar sequência às conversas de nenhuma forma — mesmo se ainda estiver online pelo cabo ethernet, por exemplo.
WhatsApp em todos os lugares
Um anúncio discreto e parte do código do mensageiro antecipa que o login em múltiplos dispositivos pode chegar em breve e ele seria focado inicialmente na versão de PC, permitindo que ele funcione livre da conexão do celular.
A conta poderia funcionar em até quatro aparelhos simultaneamente e o celular assumiria o papel de “gerente” para as demais entradas no mensageiro — bem como acontece hoje. A partir dele, seria possível controlar as demais conexões e adicionar outras, provavelmente através do mesmo método atual via QR code.
Não há previsão para que a novidade chegue para todo mundo. Felizmente, ela deve estar disponível para Android e iOS no futuro e também compatível com perfis do WhatsApp Business.
Com informações de CanalTech