Fale com a gente
Sicredi

Política

CPI da Covid: veja quem são os novos convocados

Senadores aprovaram convocação de novos nomes para apurar existência do chamado ‘gabinete paralelo’ do governo federal na área da saúde.

Publicado

em

Velho Oeste

A CPI da Covid aprovou a convocação de outros sete nomes para prestarem depoimento, além de governadores.

Nos requerimentos, os senadores afirmaram que pretendem apurar a existência de um assessoramento paralelo do governo federal na área da saúde.

Academia Meu Espaço

Além deste grupo, a comissão aprovou a convocação de nove governadores, um ex-governador e uma vice-governadora.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ex-chefe da pasta, Eduardo Pazuello, também foram convocados para novos depoimentos.

Confira quem são os outros sete convocados pela CPI:

Airton Antônio Soligo

Airton Cascavel, titular da Femarh — Foto: Secom/Divulgação

Airton Cascavel, titular da Femarh — Foto: Secom/Divulgação

Ex-assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Antônio Soligo, conhecido como Airton Cascavel, esteve na pasta quando Pazuello esteve à frente do Ministério.

Arthur Weintraub

Arthur Weintraub e Bolsonaro — Foto: Reprodução/Twitter

Arthur Weintraub e Bolsonaro — Foto: Reprodução/Twitter

Ex-assessor da Presidência da República, Arthur Weintraub é apontado como um dos integrantes do chamado “gabinete paralelo”.

Em 2020, ele participou de uma “live” com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) em que disse ter enviado ao presidente Jair Bolsonaro documentos com informações sobre uso de cloroquina no tratamento contra a Covid-19.

Carlos Wizard Martins

Carlos Wizard — Foto: Divugação

Carlos Wizard — Foto: Divugação

O empresário Carlos Wizard foi citado como conselheiro do governo em assuntos ligados à pandemia pelo ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Em 2020, Wizard foi anunciado como secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Ele desistiu do cargo antes mesmo de assumir.

Filipe Martins

Filipe Martins, assessor da presidência da república para assuntos internacionais — Foto: Reprodução/Twitter

Filipe Martins, assessor da presidência da república para assuntos internacionais — Foto: Reprodução/Twitter

Outro suposto membro do grupo que estaria assessorando o governo em assuntos sobre a pandemia, Filipe Martins é assessor da Presidência da República para assuntos internacionais.

Na CPI da Covid, o presidente da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, disse que Martins participou de reunião sobre vacinas comandada pelo ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten.

Em 5 de maio, a Polícia Legislativa concluiu que Martins cometeu crime de preconceito ou raça de cor durante uma audiência no Senado em março. Na ocasião, o assessor fez gesto com os dedos indicador e polegar da mão direita que foi considerado obsceno pelos parlamentares e associado a uma saudação utilizada por supremacistas brancos, já que a mão posicionada desse jeito forma as letras WP (“white power”, ou poder branco). O processo corre em segredo de Justiça.

Após a repercussão do gesto, Martins afirmou que estava ajeitando a lapela do terno. O Palácio do Planalto chegou a considerar a exoneração do exoneração do assessor. Mas Felipe Martins, que é amigo dos filhos do presidente, continua no cargo.

Luana Araújo

A infectologista Luana Araújo (esq.) ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga  — Foto: Tony Winston/MS

A infectologista Luana Araújo (esq.) ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga — Foto: Tony Winston/MS

A infectologista Luana Araújo foi anunciada em 12 de maio como secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19. O Ministério da Saúde anunciou sua saída do cargo dez dias depois, sem dar explicações sobre o motivo da mudança.

Uma reportagem do jornal “O Globo” mostrou que, em redes sociais, Araújo havia se manifestado contra o uso de cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina no tratamento contra o coronavírus.

A cloroquina e hidroxicloroquina tiveram a ineficácia para a Covid-19 comprovada cientificamente.

O presidente Jair Bolsonaro defende o chamado tratamento precoce, com uso de hidroxicloroquina.

Markinhos Show

O marqueteiro Marcos Erald Arnoud, mais conhecido como Markinhos Show, atuou no Ministério da Saúde durante a gestão de Eduardo Pazuello. Ele deverá responder a questões sobre publicidade e comunicação oficial da pasta em campanhas sobre a pandemia.

Paulo Baraúna

Paulo Baraúna é diretor executivo de negócios da White Martins, a fornecedora de oxigênio medicinal para o Amazonas. No início de 2021, o estado conviveu com um colapso causado pela falta de oxigênio para pacientes internados com Covid-19.

CPI da Covid convoca governadores

A CPI da Covid aprovou a convocação de nove governadores, um ex-governador e uma vice-governadora para prestarem depoimentos.

Foram convocados os seguintes governadores:

  • Wilson Lima, do Amazonas
  • Ibaneis Rocha, do Distrito Federal
  • Waldez Góes, do Amapá
  • Helder Barbalho, do Pará
  • Marcos Rocha, de Rondônia
  • Antônio Denarium, de Roraima
  • Carlos Moisés, de Santa Catarina
  • Mauro Carlesse, de Tocantins
  • Wellington Dias, do Piauí

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, e o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, também foram convocados.

Com informações de G1

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte