Fale com a gente
Gramado Presentes

Agronegócio

Oeste do Paraná se destaca na produção de camarões

Publicado

em

Edmilson Zabott produz camarão com Tilápia
Velho Oeste

 Se você é daquelas pessoas que duvida que no Oeste do Paraná tem produção de camarões, confere essa reportagem porque tem, e dos grandes.

O cultivo faz parte de um projeto da Universidade Federal do Paraná, UFPR que tem laboratório montado em Maripá com parceria e apoio de municípios da região.

Academia Meu Espaço

No mesmo espaço físico também é desenvolvido o curso de extensão de carcinicultura de água doce, que é a técnica de criação de camarões em viveiros.

O professor Eduardo Ballester é o responsável pelo laboratório e pelo projeto e conta que além de ser importante para os alunos de graduação, doutorado e pós-doutorado, a assistência técnica aos produtores de camarões nos municípios da região é fundamental para a manutenção e segmento da produção no Oeste do Estado.

Produção de Camarão + Tilápia

As propriedades que hoje tem camarão no Oeste do Estado, são em caráter experimental. O Edmilson Zabott é um dos produtores do município de Palotina que aceitou o desafio. Dos 12 tanques que cria tilápias, um tem camarão consorciado com o peixe.

Segundo Zabott, os resultados tem sido surpreendentes por vários fatores, mas o principal deles é a qualidade da água. “O camarão filtra a água e ainda come a ração que sobra da tilápia e fica no fundo do tanque. Isso significa que criar camarão nesse sistema, tem custo zero.”

Camarão exclusivo nos tanques

João Bosco Dias Pinheiro é produtor rural e criador de camarões também no município de Palotina, Oeste do Paraná. Na propriedade dele, os camarões são exclusivos em dois tanques. Pinheiro conta que a rentabilidade é muito boa e vende tudo o que produz para restaurantes da região.

Clique no ícone abaixo e assista a reportagem completa com entrevistas dos produtores de camarão e do professor responsável pelo projeto de carcinicultura no oeste do Paraná.

com informações de Sou Agro

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte