Fale com a gente
refran

Saúde

Cidade do Paraná terá testagem em massa para detectar Covid-19

Testes serão feitos de casa em casa nos bairros onde há maior incidência da doença

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Umuarama
Prefeitura Dengue Março 2024

A Prefeitura de Umuarama, no Paraná, vai iniciar testagem em massa para detectar Covid-19 na população. A informação foi divulgada ontem (15) por meio da assessoria de imprensa.

De acordo cm a chefe da Covisa (Vigilância Saniária), Maristela Ribeiro, o município iniciará nos próximos dias testagem em massa da população nas regiões com maior incidência de casos de Covid-19, que são as regiões das UBS Jardim Lisboa, Jardim Cruzeiro (Cohapar III) e Centro de Saúde Escola, com apoio dos alunos de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar).

Academia Meu Espaço

“Informamos à população que as equipes vão bater de porta em porta, nesses bairros, orientar sobre a atividade e oferecer o teste, todos devidamente identificados e com os cuidados de segurança necessários”, explicou.

A quantidade de testes que serão disponibilizados pela Prefeitura à população não foi dita.

Além dos testes, em reunião do Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE Municipal) a secretária de Saúde, Cecília Cividini, informou que no primeiro trimestre do ano foram realizados 16.159 atendimentos no PA 24h e 10.989 no ambulatório de síndromes gripais, de pessoas com sintomas respiratórios.

“Também tivemos atendimentos nas UBS, que ainda não foram totalizados, e diretamente nos hospitais. Embora o número de casos positivos tenha diminuído (a média móvel vem recuando há três semanas), muitas pessoas ainda têm procurado o médico com suspeita de infecção. Portanto, não podemos descuidar”, recomendou.

A escassez de medicamentos específicos para pacientes graves de Covid-19 ainda é um problema persistente nos hospitais e no PA, que funciona como um hospital de campanha, o que tem levado o município a ‘emprestar’ remédios de cidades próximas, além dos repasses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As mortes por complicações do coronavírus ainda estão altas em Umuarama, porém a taxa de mortalidade local é menor do que em cidades de porte semelhante no Estado e até com populações menores.

O infectologista do município, Ricardo Perci, reforçou o apelo para que a população mantenha os cuidados preventivos, especialmente o uso correto da máscara, o distanciamento em filas e locais públicos, evitar aglomerações e contatos próximos, manter os cuidados ao frequentar o comércio e higienizar constantemente as mãos com álcool gel.

FONTE: O Bem Dito

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte