Fale com a gente
D Marquez

Economia

Adetur Cataratas e Caminhos e Paraná Turismo realizam reunião virtual de sensibilização turística com Municípios da região

A reunião virtual de sensibilização teve como objetivo a orientação e repasse de informações, principalmente aos novos gestores de turismo da região

Publicado

em

Rui Barbosa

A Adetur, Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, entidade com sede no Balneário de Santa Helena, em parceria com a Paraná Turismo promoveu na terça-feira (13) uma reunião virtual em forma de workshop. Participaram da reunião os Dirigentes Municipais de Turismo da região de abrangência da entidade e a equipe técnica da Paraná Turismo. A diretora técnica da Adetur, Fernanda Helena Fedrigo, esteve representando a entidade na ocasião.  

A reunião virtual de sensibilização teve como objetivo a orientação e repasse de informações, principalmente aos novos gestores de turismo da região quanto ao Programa de Regionalização do Turismo, a importância e os principais atores envolvidos. Também esteve em pauta a estrutura organizacional da Paraná Turismo, o Paraná Turístico 2026 – Pacto para um destino inteligente, Mapa do Turismo Brasileiro, Cadastur, Categorização e Conselho Municipal de Turismo.  

tryideas

De acordo com a Assessora Técnica e Coordenadora de Atividades da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, o Programa de Regionalização do Turismo foi criado com a finalidade de descentralizar a governança. “Destacamos que quem faz a gestão do Mapa do Turismo são as instâncias de governança, sempre representadas por uma instituição ligada ao turismo, regulamentada e institucionalizada. Na nossa região, a entidade que desenvolve esse trabalho é a Adetur Cataratas e Caminhos, compreendendo 19 municípios”, afirma.

Segundo Sara Fernanda de Moraes, neste ano de 2021 acontece a validação das regiões turísticas.

“É essencial que os gestores de turismo estejam alinhados com as informações e requisitos. Para integrar uma região turística, cada município deverá atender os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo. Dentre algumas exigências está a comprovação da existência de Conselho Municipal de Turismo ativo, mediante a apresentação da legislação que o institui, ata de posse da atual diretoria e atas das duas últimas reuniões realizadas”, ressalta.

Na reunião de sensibilização também foi destaque o Cadastur, Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos. “Salientamos que o Cadastur é gratuito e possui vários benefícios, inclusive um deles é o acesso ao crédito. Vamos articular uma sensibilização na nossa região para aumentar o número de cadastros de empresas no Cadastur e assim teremos uma referência na região das empresas qualificadas e preparadas para atender o turista”, finaliza.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte