Fale com a gente
D Marquez

Geral

Seminário de Extensão da Unioeste acontece de forma remota com mais de 1800 inscritos

Nos três dias de evento serão 329 projetos apresentados e cerca de 1800 inscritos

Publicado

em

|Fotos: Victor Ribas Jr|
Academia Meu Espaço

Começou nesta quarta-feira (24) no campus Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) a 20ª Edição do Seminário de Extensão da Unioeste. Considerado um dos maiores eventos da Universidade o SEU neste ano precisou enfrentar grandes desafios para ser colocado em prática, entre eles o de se reinventar. 

Ao longo de todas as edições, a magnitude sempre foi a marca do Seminário, com auditórios lotados, apresentações simultâneas, integração social e troca de experiências. Fazer isso em 2021, por conta do atual cenário causado pela pandemia da Covid-19 seria impossível, por conta do contato social, porém aceitar a missão de realizar o SEU mantendo a mesma grandeza, mas utilizando dos recursos que a tecnologia oferece só poderia acontecer se todos se unissem, e foi o que aconteceu “A 20ª Edição do SEU refere ao ano de 2020, precisamos desmarcar datas, reestruturar cronogramas. Estamos vivendo o pior momento da Covid 19 no país, tivemos, inclusive, palestrantes que precisaram desmarcar a participação por estarem infectados, mas seguimos firmes. Preciso parabenizar cada um que contribuiu para que tudo saísse da melhor maneira”, explicou a coordenadora da 20ª Edição do SEU, Adriana Maria de Grande. 

Charles Pinturas

Estar à frente do evento nesse ano trouxe como diferencial, saber que era preciso contar com a contribuição de toda uma rede de envolvimento, a prova que isso deu certo está nos números “Ao longo dos três dias de evento serão 329 projetos apresentados e cerca de 1800 inscritos no SEU”, disse Adriana. 

|Fotos: Victor Ribas Jr|

A realização do Seminário de Extensão nesse momento, tendo como princípio a responsabilidade com a saúde de todos envolvidos é um dos destaques desta edição, de acordo com a Pró-reitora de extensão Fabiana Regina Veloso “É muito importante utilizarmos esse evento para mostramos nosso trabalho, aqui apresentamos todas as demandas tão inusitadas que enfrentamos nesse ano para que isso se tornasse realidade. Agora, mesmo que separados, diante de tanta tristeza esse é um momento de recuperarmos as nossas energias”. 

Mesmo que através das plataformas digitais a abertura oficial, que aconteceu na noite de quarta-feira (24) foi marcada por emoção e descontração por conta de vídeos destacando o papel da Unioeste e também do Hospital Universitário do Oeste do Paraná nesse momento de pandemia, apresentações culturais, palestras e uma importante homenagem ao campus Marechal Cândido Rondon, que simultaneamente à 20ª Edição do SEU, completa 40 anos de existência, para o diretor geral do campus Davi Félix Schreiner uma honra fazer parte desse importante momento “A Unioeste é uma instituição imprescindível para o desenvolvimento econômico e social da sociedade. Tenho enorme gratidão a todos que contribuem para o crescimento do nosso campus, da nossa Universidade. Para que esse Seminário fosse possível foi preciso um trabalho conjunto e isso no ano que o campus Marechal completa 40 anos de muito trabalho e evolução, principalmente perante a sociedade”, diz o diretor. 

|Fotos: Victor Ribas Jr|

Durante a cerimônia oficial o vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello lembrou que a realização do SEU durante este período que vivemos é também uma forma de levar respostas para sociedade de que mesmo em um ano complicado, a Universidade não parou “A extensão da Unioeste é algo muito forte, a realização do SEU demonstra que a Universidade não parou, isso fica comprovado inclusive nos temas dos trabalhos apresentados, que evidenciam projetos importantes para sociedade nesse ano que passou”.  

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber lembrou que dedicação é a palavra do SEU 2021 “a realização do evento, que já começou pela manhã com as apresentações dos projetos e segue até sexta-feira é resultado da união apresentada no decorrer do ano. A extensão nos aproxima do real papel da Universidade e por isso que o sucesso do Seminário é reflexo da dedicação de cada um. Claro que queremos no ano que vem, estar juntos, não utilizando de recursos somente da tecnologia, mas agora o que mais desejo é saúde a todos, aos mais de 1800 inscritos, professores, agentes e acadêmicos”. O trabalho desempenhado pela Universidade também foi lembrado pelo Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, que participou de forma remota da cerimônia de abertura “O momento nos desafia a encontrar novas formas de fazer o que fazíamos, estamos dando continuidade a um evento tão importante da melhor maneira possível. É sempre importante lembrar que as nossas universidades serão mais reconhecidas quanto mais presentes estiverem na vida da sociedade e o Seminário de Extensão da Unioeste só reforça isso”. 

Projetos 

As apresentações começaram a acontecer já no início da manhã de quarta-feira (24) e seguem até sexta (26). A atual edição é referente ao ano de 2020, que não aconteceu por conta da pandemia, e traz como tema “A Extensão universitária e os objetivos do desenvolvimento sustentável”. A apresentações acontecem todas de maneira remota, em salas da Plataforma Teams. 

Toda a programação pode ser conferida clicando aqui

Feirão de veiculos motos e nautica
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte