Fale com a gente
Gramado Presentes

Política

Participação de Marechal Rondon no Consórcio Nacional de Vacinas é aprovada pela Câmara

O projeto de lei foi aprovado em primeira votação pela unanimidade dos vereadores presentes

Publicado

em

Vereadores presentes à sessão aprovaram projeto em primeira votação |FOTO: Reprodução|
Velho Oeste

Tramita em regime de urgência na Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon o projeto de lei 8/2021, do Poder Executivo Municipal. A matéria autoriza a Prefeitura rondonense a participar do Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras.

Na sessão de ontem (15), o projeto de lei foi aprovado em primeira votação pela unanimidade dos vereadores presentes.

Dr Guilherme Dentista

Na sessão extraordinária marcada para as 18 horas desta terça-feira (16), o projeto de lei estará novamente em pauta e a expectativa é de que seja aprovado em definitivo.

O Conectar tem como finalidade a aquisição de vacinas por parte dos municípios brasileiros para combater a pandemia do Covid-19 e suas variantes, bem como de medicamentos, insumos, serviços e equipamentos na área da saúde em geral. A sede do consórcio é em Brasília (DF) e o prazo de duração é indeterminado.

Entre as fontes de receita previstas para o Conectar estão os recursos repassados pelos municípios, União e Estados, além de doações de pessoas físicas e pessoas jurídicas.

A criação do Consórcio Nacional decorre de decisões recentes, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, que garantiram aos municípios brasileiros a competência constitucional para aquisição e fornecimento de vacinas, nos casos de descumprimento do Plano Nacional de Imunização pelo Governo Federal e de insuficiência de doses para imunização da população.

Conforme destacou o prefeito Marcio Rauber na justificativa do projeto de lei, “se trata de uma iniciativa de vulto e inédita”. De acordo com ele, a iniciativa vai garantir a imunização da população rondonense e dos demais municípios consorciados em um prazo mais curto, uma vez que haverá maior disponibilidade de vacinas.

A Frente Nacional de Prefeitos lidera e apoia tecnicamente a formatação do CONECTAR, que já recebeu a manifestação de interesse de cerca de 1.700 municípios. Isso abrange cerca de 125 milhões de brasileiros, ou aproximadamente 60% da população do País.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte