Fale com a gente
refran

Saúde

Marechal Cândido Rondon conta com mais quatro ventiladores mecânicos

Os equipamentos foram repassados nesta sexta-feira e serão instalados na UPA Edgar Netzel

Publicado

em

|FOTO: Divulgação/ Prefeitura|
Gramado Presentes

Aconteceu no final da manhã desta sexta-feira, dia 12, a entrega oficial de quatro novos ventiladores mecânicos para a Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon.

Os equipamentos serão instalados na Unidade de Pronto Atendimento Edgar Netzel, na ala Covid-19, e utilizados quando algum paciente não conseguir respirar sozinho.

Academia Meu Espaço

O ato contou com a presença da secretária de Saúde, Marciane Specht, do chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, do diretor executivo da Sicredi Aliança PR/SP, Fernando Fenner, vice-presidente da Copagril, Elói Podkowa, da diretora da UPA, Andreia Guissardi, e da diretora de enfermagem da UPA, Mariane Ferreira Braga.

Dois equipamentos são oriundos de doação da Sicredi Aliança PR/SP e da Copagril, que integram a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). A Ocepar adquiriu 37 ventiladores através de recursos doados por diversas cooperativas que atuam no Paraná e fez o repasse para diversos municípios. As cooperativas rondonenses solicitaram que o repasse dos equipamentos fosse feito ao município.

Os outros dois ventiladores mecânicos foram adquiridos pelo município, ao valor de R$ 53 mil, cada. Os recursos para um deles são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Sargento Fahur e o outro foi adquirido com recursos próprios do município rondonense.

|FOTO: Elio Welter/Portal Rondon|

AGRADECIMENTO

“É um momento delicado para a saúde rondonense e a nível de Paraná, onde vivenciamos na macrooeste uma ocupação diária de 97,16% dos leitos, com um total de 101 esperando vaga de UTI e 62 de enfermaria. A ajuda de todo mundo neste momento é de grande valia. Agradeço pelas doações feitas pelas cooperativas, que sempre são parceiras do nosso município. Os novos ventiladores aliviarão um pouco nossa situação. Infelizmente, os casos de Covid-19 não param de aumentar e os casos graves continuam no mesmo ritmo. Por isso, é necessário estarmos prontos caso o sistema entrar em colapso”, conta Marciane.

Até então, a ala Covid-19 da UPA, que conta com 20 leitos, possuía 10 ventiladores mecânicos. Agora,são 14.

A expectativa é de que mais equipamentos cheguem ao município nas próximas semanas.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte