Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Hospital Pequeno Príncipe emite nota sobre importância dos cuidados contra a Covid-19

Muitas das ações corretivas deverão vir das esferas públicas, no entanto, é preciso que cada cidadão dê sua contribuição

Publicado

em

Prefeitura Dengue Março 2024

O Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, tem quase 100 anos de história atendendo crianças e adolescentes de todas as partes do País.

Com a grande disseminação do novo coronavírus, o Hospital adotou diversas medidas redobrando os cuidados entre os colaboradores, pacientes e seus acompanhantes. Além disso, nesta semana, notou a necessidade de orientar as pessoas para que não deixem de cumprir as regras impostas para amenizar a propagação da Covid-19.

Funerária Alemão

A preocupação da diretoria é que as novas cepas atinjam rapidamente um grande número de crianças e adolescentes intensificando o caos vivido na saúde pública brasileira em decorrência da pandemia.

Em nota publicada esta semana nas redes sociais, o Pequeno Príncipe demonstra sua preocupação com a atual situação, relatando que além do governo adotar medidas preventivas, a população precisa contribuir tomando os devidos cuidados que são divulgados diariamente.

Não se sabe quando a vacina chegará para todas as idades, especialmente quando menores de idade serão imunizados, então, a luta contra a propagação do vírus deve ser constante.

Leia a nota e reflita

O Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do Brasil, que há 100 anos cuida da saúde de crianças e adolescentes, vem manifestar-se publicamente para pedir às famílias que redobrem os cuidados com seus filhos e também à sociedade que se atente para a gravidade do momento da pandemia que estamos passando. A diversidade ambiental e étnica do Brasil, tendo a presença de diferentes cepas do vírus circulantes nesta fase incipiente da vacina, cria um ambiente propício e singular para a proliferação de mutações do vírus, de proporções nunca vistas, com impacto social, econômico e ambiental.
Muitas das ações corretivas deverão vir das esferas públicas, no entanto, é preciso que cada cidadão dê sua contribuição. O atual contexto mostra que: o sistema de saúde está com sua capacidade esgotada, os trabalhadores de saúde apresentam exaustão e há escassez de materiais médicos-hospitalares. A velocidade de novos casos ultrapassando o tempo para instalação de novas estruturas e a nova cepa circulante atinge a população infantojuvenil de forma ampliada, requerendo mais leitos por maior tempo.
Por outro lado, a pressão para a liberação das restrições sanitárias, bem como seu descumprimento por parte da população, tem exercido um papel dificultador no controle da pandemia. Não basta a luta das estruturas de saúde em se manterem ativas e funcionantes. É preciso que todos os setores da sociedade e os cidadãos percebam a gravidade da situação e se mobilizem para a superação da pandemia. Em especial, reduzindo a mobilidade humana, para conter a transmissão do vírus e reduzir os casos da COVID-19, aliviando também a pressão nos hospitais.
Sendo assim, recomendamos às famílias com crianças sob sua proteção que ajam com o maior rigor e consciência coletiva possível. Todas essas medidas não só protegerão seus filhos como também seus familiares e o restante da sociedade. Algumas dicas que podem ajudar: evitar o convívio familiar com pessoas que não residem no mesmo local; reforçar os cuidados diários de higiene e desinfecção da casa; não levar as crianças às compras, seja no supermercado, lojas de rua ou shoppings; priorizar o acesso às aulas remotas, retornando às aulas presenciais quando o cenário permitir; manter um ambiente domiciliar tranquilo e acolhedor para que as crianças possam enfrentar a pandemia com a devida proteção de suas famílias, adquirindo a consciência de que as restrições praticadas são por um bem maior.
Vale destacar a recomendação de atentar para os sintomas de seus filhos e não realizar automedicação, levando-os ao pediatra para evitar o diagnóstico e tratamento tardios com evolução desfavorável. Com essas medidas, estaremos cumprindo o papel de agentes de contenção do vírus e criadores de um novo ambiente com saúde planetária, possibilitando futuro para as novas gerações. Contamos com você e conte com a gente também!

Portal Rondon

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte