Fale com a gente
refran

Datas comemorativas

Dia Mundial da Água: Você sabe como o Saae faz a distribuição em Marechal? Assista ao vídeo

O objetivo do vídeo é conscientizar as pessoas de que a água, como recurso natural, é finita

Publicado

em

Velho Oeste

A água é fundamental tanto para beber quanto para as ações do dia a dia, como tomar banho, escovar os dentes, cozinhar e lavar louça. Mas de onde vem a água que sai da torneira, pronta para ser consumida e tão necessária no cotidiano de todos? É um longo caminho a ser percorrido.

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) tem mais de 600 Km de rede de água em Marechal Cândido Rondon, distância que compreende o município rondonense à Curitiba, por exemplo. No vídeo, são mostrados os caminhos percorridos pela água, seu tratamento e todos os procedimentos pelos quais ela passa até chegar a cada residência.

Portal WhatsApp

A técnica em Química, Roseleia Martini de Aguiar conta de onde vem a água que vai para as casas do município e como é tratada.

“A água captada pelo Saae é de origem subterrânea […] Necessita somente de uma simples desinfecção [adição de cloro]. O cloro tem a função de eliminar os microorganismos. Além disso, adicionamos o flúor, que tem a função de prevenir as cáries”

Fabio Regelmeier, responsável pela Seção de Preservação Ambiental do Saae, lembra da importância de preservar todo o ambiente, que também colabora com a qualidade da água que consumimos.

“As captações por mina têm uma sensibilidade muito grande, por isso, da importância da proteção das matas ciliares, para que elas possam fornecer água de qualidade”, explica.

Aproximadamente 13 milhões de litros de água são distribuídos diariamente pela sede de Marechal, e 1 milhão de litros distribuídos pelo interior, nos distritos e linhas.

O objetivo do vídeo é conscientizar as pessoas de que a água, como recurso natural, é finita, ou seja, ela pode se esgotar.

“É importante que nossas ações diárias, em casa, também nos ajudem a preservá-la e ter o consumo racional. Por exemplo, escovar os dentes com a torneira fechada, diminuir o tempo no banho, utilizar a máquina de lavar em sua capacidade máxima […]”, orienta Fabio.

Para um desenvolvimento sustentável todos precisam fazer a sua parte.

Clique aqui e assista ao vídeo para conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelo Saae no município rondonense.

Portal Rondon

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte