Fale com a gente
Clube Náutico

Política

Juca questiona Estado sobre fornecimento de remédios para atrofia muscular espinhal

O remédio não é distribuído pelo SUS, sendo comercializado na rede privada.

Publicado

em

Assessoria Câmara MCR.
Gramado Presentes

A Câmara de Marechal Cândido Rondon aprovou, na sessão de ontem (22), requerimentos de autoria do vereador João Eduardo dos Santos (Juca).

Em um deles o vereador se manifesta sobre o fornecimento, no Paraná, de medicamentos para tratar a doença conhecida com Atrofia Muscular Espinhal (AME), que acomete crianças e o fornecimento do medicamento para tratamento da doença, no âmbito estadual.

tryideas

Segundo o vereador, a doença é bastante rara e o medicamento para tratá-la precisa ser aplicado até os dois anos de idade. Porém, o remédio não é distribuído pelo SUS, sendo comercializado na rede privada.

Em ofício a ser encaminhado aos deputados estaduais Douglas Fabrício, Coronel Lee, Gugu Bueno e Marcio Pacheco, além do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, Juca defende a distribuição do medicamente pelo SUS, além da isenção do ICMS sobre o produto, conforme defendido por mobilização popular que tem ocorrido no Paraná.

Em outro requerimento solicita informações da Prefeitura sobre a existência de projeto de revitalização ou serviços de melhorias nas duas praças do Jardim Primavera, que estão em estado de considerável abandono.

Por outro lado, em requerimento assinado em conjunto com o vereador Vanderlei Sauer, solicitam que a Câmara envie ofícios à Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em Toledo. Eles requerem informações sobre a possibilidade de realização de convênio para destinação de verbas e aquisição de equipamentos ao Corpoe de Bombeiros e à Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon, através do Conselho Comunitário de Segurança.

“Os equipamentos seriam para padronizar a telecomunicação e o processamento de dados das unidades dos Bombeiros e da Polícia Militar. Isso geraria uma troca de dados rápida, otimizando o atendimento à população o trabalho conjunto em situações de maior gravidade”, avaliam Juca e Sauer.

Por outro lado, em requerimento conjunto com o vereador Iloir de Lima (Padeiro), Juca solicita informações do Poder Executivo Municipal  sobre a segurança oferecida aos alunos da rede municipal, principalmente logo após o horário de encerramento das aulas.

Segundo ele, as aulas terminam, em princípio, às 11h30 e às 17h30. No entanto, pelo horário comercial, muitos responsáveis não podem buscar as crianças antes das 12h e 18h, respectivamente. Assim, os vereadores questionam qual é o protocolo a ser seguido nesse sentido pelas escolas, para garantir a segurança dos alunos até a chegada dos pais ou responsáveis.

Fonte: Assessoria vereador João Eduardo dos Santos (Juca).

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte