Fale com a gente
Clube Náutico

Política

Dr. Hélio receberá título de Cidadão Honorário de Marechal Rondon; projeto é do vereador Gordinho do Suco

O médico realizou mais de 6 mil partos em Marechal Cândido Rondon

Publicado

em

|FOTO: Leme Comunicação|
Providência

Na sessão ordinária desta segunda-feira (22), a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou, em definitivo, o projeto do vereador Cleiton Rodrigo Freitag (Gordinho do Suco), através do qual é concedido o título de Cidadão Honorário rondonense ao Dr. Hélio Hidetoshi Sakuragui, reconhecendo a importância dos serviços prestados por ele ao município há mais de cinco décadas.

Ao Portal Rondon, o autor do projeto, vereador Gordinho do Suco contou que está muito feliz com a aprovação da homenagem.

Dr. Pedro Wild

“Dr. Hélio atendeu milhares de pessoas no município rondonense. Realizou mais de 6 mil partos. Do alto dos seus 84 anos de idade, ele dedicou até agora 57 anos ao Município de Marechal Cândido Rondon”.

Ouça o que o vereador tem a falar:

Dr. Hélio é clínico geral e especialista em ginecologia e obstetrícia. Ele foi o primeiro descendente de japoneses a fixar residência em Marechal Rondon, em janeiro de 1964. Ele veio após indicação do Dr. Campagnolo, de Toledo, que na época também atendia Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa e Pato Bragado. Hélio ainda lembra do sentimento que teve ao chegar na cidade rondonense.

“O povo daqui é acolhedor. Mesmo sendo filho de japoneses, de feições diferentes, fui muito bem recebido pela comunidade, onde a maioria é de descendência germânica”, conta.

As dificuldades que o médico encontrou no início da carreira nas terras do Oeste do Paraná foram inúmeras.

“Existiam poucos recursos (no que tange a exames médicos), quando muito um hemograma e um exame de urina. A energia elétrica era precária, com várias interrupções diárias. Frequentemente, precisava utilizar velas ou lanternas durante consultas e partos emergenciais”, Hélio recorda.

Apesar das limitações, como afirma Gordinho do Suco, “a carreira do Dr. é brilhante e me sinto orgulhoso em ter sido autor desse decreto-legislativo”.

A solenidade para entrega do diploma alusivo ao título ainda será marcada.

Sobre o Dr. Hélio

Hélio Sakuragui nasceu em 05 de janeiro de 1937, na cidade de Vera Cruz, Estado de São Paulo, sendo filho de Tetuzo e Matie Sakuragui. Aos quatro anos de idade, seus pais mudaram-se para a cidade vizinha de Garça, onde concluiu os ensinos fundamental e ginasial. Posteriormente, cursou o científico na cidade de Campinas (SP), onde já sentia o desejo de continuar os estudos no campo da medicina.

Em 1958, entrou para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Lá concluiu a formação médica em 1963.

“Meu propósito sempre foi trabalhar movido pelo espírito de humanidade, justamente porque nos estágios atendia as pessoas mais humildes, carentes e ansiosas por uma melhora, que depositavam toda sua confiança no atendimento, seguindo religiosamente as orientações médicas”, conta Hélio.

Já no início da carreira, percebia sempre um misto de confiança e alegria nas pessoas atendidas, fazendo com que a cada nova consulta fosse aumentando o elo de confiança e gratidão.

Em 1964 quando chegou a Marechal, já estavam instalados os hospitais dos doutores Aylson Confúcio de Lima e da família Seyboth.

No ano de 1965, em Curitiba, Hélio casou com Leonora Sarti. Eles tiveram dois filhos. O primeiro filho do casal nasceu em Marechal Cândido Rondon, tendo o parto sido realizado pelo Dr. Hélio.

O médico lembra das dificuldades que se enfrentava com a limitação de recursos. Quando os casos eram graves, ele compartilhava a solução com o Dr. Campagnolo, levando muitas vezes seus pacientes para Toledo.

Foi durante este primeiro período em Marechal Cândido Rondon, que Hélio passou a valorizar ainda mais os ensinamentos da formação médica.

“Era preciso manter um elo de confiança e credibilidade, primeiro aprendendo a ouvir com paciência as queixas, desde o início dos sintomas, assim como o histórico familiar, para somente depois complementar com exame físico total. Somente então, sendo o caso, solicitava a realização de exames complementares, o que tornava a consulta mais humana, mantendo um verdadeiro elo de amizade com o cliente”, destaca.

Para o Dr. Hélio, a medicina evoluiu muito nos últimos anos. “Os exames hoje são de última geração, facilitando em muito o diagnóstico. Porém, a distância entre médico e paciente tornou-se mais evidente”, salienta.

O médico lembra que já durante os estudos na faculdade, gostava de obstetrícia. E em São Paulo, num estágio realizado na maternidade do Hospital Dona Leonor Mendonça de Barros, na companhia de outro colega, chegou a realizar 14 partos num espaço de apenas duas horas. “Foi uma noite memorável”, Hélio comenta.

“Naquele dia entendi a coragem das gestantes, suportando as dores que são quase insuportáveis, pois o nascimento de um filho é o verdadeiro milagre da vida”.

Além do exercício da medicina, Hélio também foi professor por sete anos no Colégio Rui Barbosa, além de trabalhar, por mais de quarenta anos, na pastoral familiar da Igreja Sagrado Coração de Jesus e colaborar nas paróquias de Toledo, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Maripá, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, especialmente em encontros de preparação de noivos e de casais.

Também trabalhou e colaborou diretamente na construção de postos de saúde nos então distritos rondonenses de Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, assim como em Porto Mendes. Da mesma forma, apoiou a construção do Centro Social Urbano por parte da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon.

A pedido de diversos diretores, ministrou centenas de palestras em estabelecimentos de ensino, tendo a temática voltada à orientação sobre educação sexual.

Dr. Hélio foi sócio fundador do primeiro Clube Rotariano do município rondonense e membro da diretoria do Clube Concórdia, onde durante sua gestão viabilizou a construção da piscina.

Em 2013, recebeu o Diploma de “Mérito Profissional” pelos 50 anos de exercício da medicina, em homenagem concedida através do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná.

Portal Rondon

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte