Fale com a gente
Sicredi

Economia

Investidores globais realizam lucro e Ibovespa abre em queda; dólar sobe

Publicado

em

Gramado Presentes

A cautela diante do aumento de casos de coronavírus no mundo retornava aos mercados nesta segunda-feira (11) e provocava uma realização de lucros e a busca por ativos seguros entre investidores globais.

Ao acompanhar esse movimento, o Ibovespa abriu em queda neste pregão. Às 10h21, o principal índice da bolsa de valores brasileira recuava 0,78%, aos 124.101 pontos.

Portal WhatsApp

No mercado de câmbio, o índice do dólar avançava com os operadores preocupados que uma nova variante do coronavírus, descoberta na Europa e na África, possa provocar nova onda de lockdowns e prejudicar a recuperação econômica global.

Frente ao real, o dólar abriu em alta e às 10h19 subia 1,1%, negociado aos R$ 5,4772 na venda.

Durante a última sessão, a moeda americana valorizou 0,31%, mesmo com a pressão exterior. A fraqueza do real, que teve o pior desempenho desde pelo menos 2003 na última semana, prevaleceu.

Nesta segunda-feira (11), o ministro da Economia, Paulo Guedes, retorna de férias e participa de reuniões com secretários e outros líderes. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também volta hoje às atividades, após um recesso.

Internamente, ainda repercutem as notícias sobre a vacinação contra o coronavírus. O Ministério da Saúde e o Instituto Butantan acertaram que a totalidade das vacinas produzidas pelo instituto paulista serão adquiridas pelo Governo Federal e incorporadas ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou oficio ao Instituto Butantan pedindo a apresentação de informações complementares, após concluir triagem inicial de documentação apresentada na véspera para autorização de uso emergencial da vacina CoronaVac.

Bolsas internacionais

Em Wall Street, os futuros recuavam de máximas recordes antes da abertura, conforme os casos de coronavírus aumentam nos EUA e no mundo. Os e-minis do Dow Jones recuavam 0,65% e os do S&P 500 tinham queda de 0,56% e os do Nasdaq 100 perdiam 0,4%.

Na zona do euro, o clima pessimista com relação ao avanço da pandemia de Covi-19 fazia o pan-europeu Stoxx 600 cair 0,22%, a 410,27 pontos, às 8h23 do horário de Brasília. Na mesma hora, o índice Financial Times recuava 0,31%, a 6.852 pontos, em Londres.

Também as bolsas da Ásia fecharam em queda nesta segunda-feira (11) diante da cautela de investidores com o avanço da Covid-19: várias regiões da China já retomaram lockdowns para conter a doença.

Na China continental, o índice composto de Xangai caiu 1,08%, a 3.531,50 pontos, e o de Shenzhen recuou 1,31%, a 15.115,38 pontos. Por outro lado, o índice Hang Seng, de Hong Kong, conseguiu vencer o pessimismo e encerrou o dia em alta de 0,11%, aos 27.908,22 pontos.

A bolsa de Tóquio não funcionou nesta segunda-feira devido a um feriado no Japão.

 


FONTE: CNN/ *Com Reuters

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte