Fale com a gente
Bonni Restaurante

Agronegócio

Milho safrinha: previsão no Paraná é de menos da metade da safra passada

Em novo relatório, Departamento de Economia Rural reduziu estimativas de produção da segunda safra do cereal e de trigo em cerca de 200 mil toneladas cada

Publicado

em

Milho afetado por geada no Paraná. Foto: Faep/divulgação
Farmasi

Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura do Paraná, reduziu as estimativas de produção de milho safrinha e trigo na safra 2020/2021 em cerca de 200 mil toneladas cada. Ambos os cereais foram prejudicados por estiagem e geadas durante o desenvolvimento das lavouras. As estimativas são do relatório mensal de acompanhamento de safra do departamento.

Para o milho de segunda safra, o Deral prevê produção de 5,92 milhões de toneladas, ante 6,1 milhões de toneladas projetadas em julho, redução de 186 mil toneladas. Se confirmado, o volume será 51% menor que o colhido na temporada anterior, de 12,17 milhões de toneladas.

Funerária Alemão

Na comparação entre as temporadas, houve uma quebra de produtividade de 5,2 toneladas por hectare para 2,7 toneladas por hectare. Inicialmente, o Deral previa safrinha de milho de 14,6 milhões de toneladas.

Além da longa seca e de duas geadas em momentos diferentes, o cereal foi afetado também por incidência da praga cigarrinha, segundo o Deral. No trigo, o Deral cortou a estimativa de produção de 3,9 milhões de toneladas para 3,72 milhões de toneladas. Apesar da redução, o volume ainda é 17% maior que o ciclo anterior, quando foram colhidos 3,2 milhões de toneladas, com rendimento passando de 2,8 toneladas por hectare para 3,1 toneladas por hectare. A área plantada foi ajustada na revisão mensal de 1,19 milhão de hectares para 1,21 milhão de hectares.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte