Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Agronegócio

Dia Mundial do Café: A bebida queridinha dos brasileiros

O Brasil domina um terço da produção global de café

Publicado

em

|Foto: Reprodução|
Velho Oeste

O café espresso tem mais cafeína que o coado? Quantas xícaras pode tomar por dia? Qual é a diferença entre café especial e tradicional?

O café expresso tem 3 vezes mais cafeína que o coado, segundo a médica Cíntia Cercato, endocrinologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Para se ter uma ideia, 125 ml (meia xícara) de um coado tem 85 mg de cafeína, enquanto a mesma quantidade de um espresso, 255 mg.

Sinatep curso

A Organização Mundial da Saúde (OMS), a Food and Drug Administration (FDA) e a International Coffee Organization (ICO) afirmam que um consumo moderado de café gira em torno de 200 até 400 miligramas (mg) de cafeína por dia. Em geral, essa quantidade está presente em 2 até 4 xícaras de café. O tamanho padrão de uma xícara no Brasil é 240 mililitros (ml), mas há cafés que são servidos em recipientes menores.

O Brasil domina um terço da produção global de café, segundo dados da Organização Internacional do Café (OIC). Em seguida, está o Vietnã e a Colômbia.

A colheita de café no Brasil acontece no inverno. Na primavera, as árvores de café florescem; no verão, os frutos começam a se formar e seguem amadurecendo até o outono.

O café arábica tem 1,4% de cafeína, enquanto o canephora tem 2,5%. O arábica tem um sabor mais suave e corresponde a cerca de 80% da produção nacional.

O café tradicional também pode conter 1% de impurezas, como galhinhos e cascas da colheita, conforme regras do governo.

Os 3 maiores compradores do café brasileiro são Estados Unidos, Alemanha e Itália.

Em 1.727, o sargento Francisco de Melo Palheta trouxe as primeiras mudas da Guiana Francesa, a pedido do governo do Maranhão e Grão Pará.

Ótica da Visão
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte