Fale com a gente
CHOPP Providência

Agronegócio

El Niño pode beneficiar safras do Brasil e na Argentina, diz relatório

Fenômeno climático pode melhorar condições para milho e soja e reduzir a pressão sobre os preços dos alimentos, enquanto impacto na região tende a ser pontual, segundo a Oxford Economics.

Publicado

em

g1.
Patinete Foston

El Niño pode trazer um alívio incomum para partes da América Latina. Brasil e Argentina estão entre os países menos expostos à alta dos preços dos alimentos causada pelo fenômeno e podem até se beneficiar de melhores condições para as safras, segundo a Oxford Economics.

El Niño é um fenômeno climático marcado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que altera os padrões do clima no mundo. Ele pode causar secas em algumas regiões produtoras de grãos e chuvas mais intensas em outras.

Müller Contabilidade

Em um relatório que analisa os riscos em 20 mercados emergentes, a Oxford classificou a América do Sul como a região menos vulnerável. Brasil e Argentina aparecem como os países “menos expostos” e com maior chance de se beneficiar de condições mais favoráveis para culturas como milho e soja.

Segundo a Oxford, o principal risco para a América Latina não é a falta generalizada de grãos, mas aumentos pontuais nos preços de alimentos frescos.

Chuvas mais intensas podem favorecer a produção de grãos em partes do Brasil e da Argentina. Por outro lado, inundações podem interromper o abastecimento de hortaliças, tubérculos, frutas e peixes. O Peru é um dos países mais expostos, devido à possível queda na atividade pesqueira.

Essas variações de preço podem ser intensas, segundo a Oxford, mas tendem a ser temporárias. Em geral, bancos centrais tratam esses movimentos como pontuais, e não como riscos persistentes de inflação.

Ponto Com
Continue Lendo
Mega-Sena: Concurso 3024
13 39 42 44 47 49
Atualizado: 2026-06-29 14:42:06
Estimativa próximo concurso:
R$ 23.000.000,00
Próxima data: 30/06/2026

Lotofácil: Concurso 3721
01 03 04 05 07 08 10 11 12 14 15 20 21 23 24
Atualizado: 2026-06-29 14:42:08

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otica 1