Fale com a gente
Rui Barbosa Topo

Mundo

Governo português anuncia que mais de 5.000 brasileiros podem ser expulsos do país; entenda

Forças de segurança podem ser acionadas caso cidadão não deixe a região voluntariamente

Publicado

em

Foto: TV Cultura.
XIAOMI 6 Lite

governo de Portugal informou, na última segunda-feira (02), que irá notificar quase 34 mil pessoas que tiveram pedidos de residência negados para deixar o país voluntariamente ou à força. De acordo com o jornal português Público, 5.386 brasileiros estão nessa população.

ministro da Presidência de PortugalAntónio Leitão Amaro, informou que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está notificando cerca de 2 mil imigrantes por dia para saírem de Portugal.

Charles Pinturas

“Estamos na ordem de um milhar em que já foram emitidas as notificações [de abandono voluntário]. [A AIMA] está numa fase de emissão de cerca de 2 mil notificações por dia”, disse.

Até o ano passado, uma das formas que estrangeiros tinham de morar no país era por meio da chamada manifestação de interesse”. Ou seja: a pessoa que entrasse legalmente no país, tivesse emprego e estivesse inscrita e com situação regularizada perante a Previdência Social, poderia pedir autorização do governo para morar definitivamente em Portugal.

Entretanto, essaa medida foi extinta em junho de 2024, quando havia 440 mil pedidos desse tipo pendentes. A análise desses processos ficou a cargo da AIMA.

Desde então, segundo o balanço divulgado na última segunda (2), a agência analisou 184.059 pedidos de residência, dos quais 150.076 foram aceitos e 33.983, negados. São essas pessoas, que fizeram a manifestação de interesse até o ano passado e tiveram seus pedidos negados, que passarão a ser notificadas para deixar voluntariamente o país.

Atualmente, para permanecer por mais 90 dias em Portugal, é necessário ter um visto adequado ao perfil e objetivo de viagem. Os vistos podem ser para trabalho, estudo, aposentadoria, atividade remota, empreendedorismo, entre outros, e podem ser reemitidos após o fim do período de validade, ou a pessoa pode então entrar com pedido de cidadania portuguesa.

Para obter a cidadania portuguesa, é necessário residir no país, no mínimo, cinco anos, ter casado com um cidadão português ou comprovar descendência familiar.

Ainda segundo o Público, todo o processo de aviso realizado pela agência é acompanhado pelas forças de segurança, que podem ser acionadas a qualquer momento para expulsar à força pessoas que foram notificadas.

“Essa notificação, no regime português, permite o abandono voluntário e só leva ao abandono coercivo depois de um novo procedimento”, explicou Leitão Amaro em coletiva de imprensa para detalhar o que foi feito no primeiro ano de vigência do Plano de Ação para as Migrações de Portugal.

O ministro acrescentou que as notificações dos imigrantes foram aceleradas na última semana. “O processo de emissão está (em modo) semiautomático”, afirmou.

Quem for notificado, terá 20 dias para deixar o país, senão os imigrantes serão expulsos à força.

A lista dos quase 34 mil imigrantes que devem deixar Portugal, segundo o ministro, incluem:

  • Indianos: 13.466
  • Brasileiros: 5.386
  • Cidadãos de Bangladesh: 3.750
  • Nepaleses: 3.279
  • Paquistaneses: 3.005
  • Argelinos: 1.054
  • Marroquinos: 603
  • Colombianos: 236
  • Venezuelanos: 234
  • Argentinos: 180
  • Outras nacionalidades: 2.790

Com as quase 34 mil pessoas notificadas para sair do país, a taxa de rejeição atingiu 18,5% em Portugal. Isso quer dizer que quase dois em cada 10 pedidos de residência com decisão final foram recusados, de acordo com informações do Público.

Com informação TV Cultura.

Bui Barbosa Rodapé
Continue Lendo
Mega-Sena: Concurso 3014
27 30 35 40 44 58
Atualizado: 2026-06-04 05:42:07
Estimativa próximo concurso:
R$ 32.000.000,00
Próxima data: 06/06/2026

Lotofácil: Concurso 3702
02 03 05 09 13 14 15 16 17 18 20 21 22 23 25
Atualizado: 2026-06-04 05:42:09
Estimativa próximo concurso:
R$ 10.000.000,00
Próxima data: 05/06/2026

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otica 1