Publicidade
Projeto “Mulheres Costurando o Futuro”
ABEC convida todos a prestigiar a sua exposição que acontece hoje (28) no centro de eventos da congregação Cristo.
Com o objetivo de reaproveitar roupas usadas que, por várias razões, deveriam ir para o descarte, principalmente o jeans, iniciou em 2019 o Projeto “Mulheres Costurando o Futuro”, timidamente num espaço pequeno, junto ao setor administrativo da Associação Beneficente Cristo – ABEC, na época localizada na Rua 15 de Novembro nº 1.016.
Com três alunas, as oficinas de costura criativa aconteciam aos sábados de manhã e aos poucos iniciou a linha de produção, totalmente com voluntárias e uma imensa força de vontade para superar quaisquer dificuldades, em sala cedida pela Congregação Evangélica Luterana Cristo.
Com a pandemia , em 2020, como todas as outras atividades, o projeto também parou, voltando, aos poucos, em 2021. Com novas ideias, inovações, os produtos foram sendo aperfeiçoados e cada vez mais atraentes. Hoje, além de usar o jeans também são usados outros tipos de roupas, e material novo, aviamentos e enfeites em geral. Sempre no conceito “upcycling”, produzimos bolsas, mochilas, tapetes, pesos e enfeites de portas, guirlandas, porta-copos, estojos, “nécessaire”, porta-celulares, aventais, etc.
O Projeto tem bastante aceitação na comunidade e está mexendo com o conceito de vida de uma parcela da população. Pois é possível fazer coisas bonitas e boas, com técnicas simples e ao alcance de todos. Nesta linha, a oficina oferece a oportunidade aos interessados, da comunidade em geral, a aprender estas técnicas, envolvendo Costura Criativa, iniciação a modelagem e costura industrial.
Ademais, trabalhamos o empoderamento das mulheres, a inclusão social, a redução da pobreza, a diminuição de resíduos sólidos e impactos ambientais negativos, entre outros, atingindo vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS´s. Por estas razões fomos agraciados com o Selo SESI ODS em 2022. Ainda em relação ao projeto, em 2021 participamos da 1ª EXPOMEI, de Marechal Cândido Rondon, com apoio da Lei Aldir Blanc e do desfile de Aniversário do Município em 2022.
Por outro lado, estamos imbuídos em manter tradições culturais de nossa população, que gosta de diversas formas de artesanato.
Tudo isto de forma simples, reaproveitando ao máximo os materiais. Como diz a Presidente da ABEC, Helena Soterio Bejio: “Com dedicação, persistência, é possível transformar, atingir as expectativas e realizar sonhos…”
Lei Paulo Gustavo
Este projeto iniciou em 2019, mas para realizarmos este evento (exposição de trabalhos ) tivemos o apoio da Lei Paulo Gustavo, através de proposta apresentada ao Edital de Chamamento Público nº 02/2023 Fomento à execução de Ações Culturais – Demais Áreas Culturais – Artesanato, da Secretaria Municipal de Cultura, cujo apoio agradecemos.
A Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, viabilizou o maior investimento direto no setor cultural do Brasil.
Sobre a ABEC
Criada oficialmente em 13 de setembro de 2003, em Assembleia Geral convocada para este fim, foi registrada em Cartório em 13 de outubro do mesmo ano. Completará 21 anos de existência em setembro próximo. Presidida por Helena Soterio Bejio, tem o reconhecimento por leis de utilidade pública municipal e estadual, certificações com diversos projetos, nos anos de 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023 (Prêmio SESI ODS e Programa Impulso/Instituto GRPCOM), e foi destaque como “Personalidade do Ano” – “Prêmio Marechal 2014”.
Com informação assessoria.