Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Quando o perfume para homens define sua personalidade

O Cheiro da Atração e o Cheiro do Sucesso.

Publicado

em

Rui Barbosa

Os homens são mais leais ao seu perfume do que as mulheres, apenas um em cada três muda sua fragrância quando o que eles costumam usar é acabado. A preferência mais comum tende para fragrâncias amadeiradas com caráter intenso

Além da moda no vestir, existe outra moda, a olfativa, que também dá pistas da personalidade de cada um de nós.

Ótica da Visão

A ciência que se ocupa de estudar sobre cheiros e aromas, especialista no setor de perfumaria, indica que, como regra geral, os homens são mais fiéis ao seu perfume do que as mulheres, já que apenas um em cada três muda sua fragrância quando o que eles costumam usar é terminado.

Em geral, os homens geralmente se sentem mais confortáveis com fragrâncias amadeiradas e de cores intensas. Embora seja verdade que eles estão se arriscando com aromas mais ousados e notas muito mais exóticas, picantes e diferentes.

Para definir o homem pelo seu aroma, foram estabelecidos vários segmentos de personalidade e as notas que os acompanham:

Um homem aventureiro, ousado e vital é de modo geral muito apegado a fragrâncias frescas com toques de madeira.

Os jovens, com um espírito alegre, desportivo e altamente motivados para alcançar os seus objetivos, recorrem habitualmente a misturas frutadas, cítricas ou aquáticas, enfim, perfumes com notas mediterrânicas que se caracterizam pela sua leveza.

Já os homens do presente e do futuro que lutam para ter sucesso escolhem por notas de especiarias, bergamota ou alecrim são algumas das que o vestem.

Os homens sofisticados, homens misteriosos, exóticos e da moda, são homens que precisam que seu perfume contenha madeiras do oriente, especiarias e notas que deixem sua marca e sejam referência, prezam por um cheiro mais elegante e refinado. Eles gostam um do outro e querem ser curtidos.

O homem clássico busca aromas tradicionais como vetiver e madeira com certos toques de tabaco, para eles esses são aromas essenciais. Fragrâncias atemporais e luxuosas, com toques de almíscar para maior profundidade também fazem a sua cabeça.

Sauvage Da dior

Já que estamos falando de perfume masculino, não poderia deixar de mencionar esse querido por muitos homens ao redor do mundo, o perfume sauvage masculino da Dior.

Ele traz consigo uma fragrância Aromática Fougère para homens. O Sauvage foi lançado em 2015. O responsável por sua criação é François Demachy. As notas de cabeça são bergamota e pimenta da Calábria; as notas de coração são pimenta de Sichuan, lavanda, pimenta rosa, vetiver, patchouli, gerânio e elemi; as notas de fundo são ambroxan, cedro e labdanum.

O Labdanum que faz parte da composição do Sauvage Dior é um oleorresina marrom pegajoso, cujas propriedades olfativas o colocam entre os ingredientes mais procurados no mundo da perfumaria.

Seu cheiro complexo lembra o âmbar cinza, e também é um excelente fixador de fragrâncias. Esta matéria-prima é obtida a partir de duas espécies de rocha, Cistus ladanifer e Cistus creticus

Estas plantas são nativas da bacia do Mediterrâneo, crescendo com grande facilidade em solos pobres e degradados de climas quentes.

O método pelo qual essa matéria-prima era coletada no passado é, no mínimo, incomum. O labdanum era coletado por pente fino e ovino que estava impregnado com essas substâncias ao pastejar nos galhos da rocha.

Atualmente, o procedimento mais difundido para a colheita envolve ferver as folhas e ramos da planta, embora em áreas como a ilha de Creta, ainda sejam usados métodos tradicionais que envolvem o uso de ferramentas como o “ladanisterion”, que é esfregado na planta com o objetivo de fazer a resina grudar nela. Posteriormente, esse produto é deixado exposto ao sol para que o labdano aqueça e amoleça, facilitando assim o processo de separação.

O absoluto de Labdanum é geralmente obtido através da extração com solvente, enquanto seu óleo essencial é obtido por destilação por arraste de vapor, apresentando esta essência com um poderoso aroma balsâmico com notas âmbar persistentes e uma leve nuance herbácea.

Para compor o perfume Sauvage, Dior se inspirou nas imensas extensões virgens sob uma noite tingida de azul, na hora em que surge o aroma intenso de uma fogueira crepitante. Seu rastro é traduzido em notas de tangerina, fava tonka e sândalo.

O Cheiro da Atração e o Cheiro do Sucesso

Recentemente foi publicado um artigo científico no qual é analisada a influência de estímulos olfativos, de fragrâncias delicadas a maus cheiros, na percepção que temos dos outros.

Isso indica que há toda uma gama de odores corporais que influenciam o que percebemos sobre outra pessoa: se ela é atraente, qual pode ser sua idade, se está estressada ou sofre de ansiedade, se está doente e até mesmo seus traços de personalidade e isso não é tudo.

Além disso, tanto a presença de um cheiro quanto a ausência de um mau cheiro influenciam na confiança que cada pessoa tem em si mesma, o que sem dúvida afeta na percepção dos outros sobre nós.

Djenifer Becker Osteopata
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte