Fale com a gente
Velho Oeste

Mundo

Missão não tripulada da Agência Espacial Europeia descobre vulcões gelados em Marte

A descoberta foi possível graças à colaboração entre as sondas TGO ExoMars e Mars Express.

Publicado

em

Foto: Tv Cultura.
Farmasi

Cientistas anunciaram nesta segunda-feira (10) a descoberta, pela primeira vez, de cristais de gelo de água em Marte, na região de Tharsis, um enorme planalto vulcânico.

O achado inédito foi confirmado por observações das sondas ExoMars e Mars Express, missões não tripuladas da Agência Espacial Europeia (ESA).

Ótica da Visão

“Pensávamos que era impossível a formação de gelo no equador de Marte, devido à combinação de luz solar intensa e uma atmosfera fina que mantém as temperaturas relativamente altas,” explica Adomas Valantinas, autor principal do estudo publicado na revista Nature Geoscience.

Valantinas fez a descoberta quando era estudante de doutoramento na Universidade de Berna, na Suíça, e atualmente é investigador pós-doutorado na Universidade de Brown, nos EUA.

O gelo, que tem apenas um centésimo de milímetro de espessura, cobre uma vasta área e está presente apenas por algumas horas ao amanhecer, evaporando rapidamente com a luz do Sol. A quantidade de gelo equivale a aproximadamente 150.000 toneladas de água.

Na região marciana de Tharsis, há vários vulcões, incluindo o Monte Olimpo e os Tharsis Montes, formações geológicas colossais, que se erguem acima das planícies circundantes da região a alturas que variam de uma (Pavonis Mons) a três (Olympus Mons) vezes a do nosso terráqueo Monte Everest, no Nepal.

Com informação TV Cultura.

Dr Rodrigo Dentista
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte