Fale com a gente
Expo Rondon 2024

Mundo

Conheça o Hobbyhorse: ‘primo’ bizarro do hipismo, esporte praticado com cavalinhos de brinquedo viralizou na internet

Parece brincadeira, mas, para quem pratica, é coisa séria. O Campeonato Finlandês de Hobbyhorse, o maior evento internacional do esporte, aconteceu neste sábado (15), reunindo atletas de diferentes partes do mundo.

Publicado

em

Foto: G1.
Velho Oeste

Os obstáculos e as habilidades necessárias para praticar hobbyhorse são semelhantes aos exigidos em uma prova de hipismo: barreiras, barras de alturas, fossos e muito talento do cavaleiro para completar o circuito saltando e galopando com velocidade, precisão e resistência. A diferença é que o animal foi substituído por um cavalinho de madeira.

O esporte surgiu na Finlândia , mas ganhou o mundo graças à internet. Em grande parte, pelo fator bizarro ou engraçado dos vídeos em que pessoas percorrem circuitos “montadas” em cavalinhos de brinquedo.

Ótica da Visão

Vídeos de pessoas praticando hobbyhorse, ou hobby-horse (expressão que significa “cavalo de pau”), viralizaram no TikTok e viraram motivo de piada. Quem critica diz que a atividade não passa de uma brincadeira de criança e não deveria ser considerada um esporte.

No último sábado (15), aconteceu a 11ª edição do Campeonato Finlandês de Hobbyhorse, o maior do esporte. O evento, realizado na cidade de Seinäjoki, a 350km da capital Helsinki, reuniu competidores, e cavalinhos, de diferentes países.

Mas quem ganha? No caso de competições, os juízes avaliam a destreza e elegância dos atletas ao executarem os movimentos em diferentes categorias. Na categoria “salto”, por exemplo, vence a pessoa que terminar o circuito em menor tempo e sem derrubar nenhuma barreira. Também existem as categorias “adestramento” e “faroeste”.

🐎 Da Finlândia para o mundo

De acordo com a Associação Finlandesa de Hobbyhorse, o esporte começou a se consolidar a partir do século 19 no país. A ideia por trás da atividade era aproveitar uma brincadeira de criança, o cavalinho de pau, para motivar os jovens a praticar exercícios físicos e também a desenvolver habilidades artesanais.

No começo dos anos 2000, o esporte começou a se popularizar internacionalmente. França, Rússia, Alemanha, Holanda, Ucrânia, Reino Unido e Polônia são alguns dos lugares que já possuem associações oficiais dedicadas ao esporte.

Mais recentemente, graças ao TikTok e outras redes sociais, ele tem chegado a outras partes do mundo. Mesmo que seja como meme, claro. Afinal, o esporte ainda é incompreendido.

Com informação G1.

Farmasi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte