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Calendário promocional é chave para conquistar novos leads

Documento reúne datas relevantes para o comércio e pode ser um diferencial ante à concorrência.

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Foto: Freepik
Rui Barbosa

No Dia das Mães, no Natal e em outras datas comemorativas é possível ver as lojas cheias e os sites congestionados. Tradicionalmente, os consumidores sentem-se atraídos a presentear, o que aumenta a procura por produtos. Mas para converter o interesse em venda, as marcas devem ter suas próprias estratégias. 

Ações promocionais costumam ser usadas para atrair o público. No entanto, para que sejam bem-sucedidas, é necessário planejamento e organização. Estudo da Boston Consulting Group mostrou que, embora 47% das vendas do varejo sejam originadas por ofertas, entre 20% e 50% das promoções não geram aumento relevante nas vendas por não serem bem planejadas.

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Nesse contexto, um dos recursos que pode ajudar os empreendedores é a criação de um calendário promocional. A ferramenta possibilita coordenar e planejar todas as atividades promocionais por um determinado período, incluindo ações voltadas para as datas comemorativas.

Com o avanço da tecnologia, é possível encontrar opções de calendário personalizado online para elaborar o documento. As plataformas digitais oferecem recursos editáveis que possibilitam a personalização e facilitam a visualização das informações.

Utilizado por profissionais de marketing, esse tipo de calendário tem como principal objetivo o planejamento de todas as atividades promocionais de uma empresa. O documento apresenta todas as datas relevantes e o cronograma de ações referentes a ela.

A função do calendário promocional é nortear a empresa, garantindo a previsibilidade e o planejamento para os momentos sazonais e períodos que sejam oportunos para as promoções. 

Isso significa que, antes mesmo da proximidade do Natal, por exemplo, já estarão definidas as ações promocionais que serão feitas pela marca para a data, o que pode ser: criação de conteúdos para as redes sociais, exibição de anúncios, banners no site, campanhas de e-mail marketing, entre outras.

Segundo o Sebrae, o calendário promocional pode ajudar os empreendedores a planejar suas ações comerciais e organizacionais, além de possibilitar ficar por dentro de todas as oportunidades ao longo do ano. A instituição elaborou um modelo chamado Calendário Empreendedor 2024 que pode servir como inspiração para os profissionais responsáveis por elaborar o documento para as suas lojas.

Benefícios de criar um calendário promocional 

Os profissionais que são adeptos ao calendário promocional podem colher diferentes benefícios. O primeiro é a organização do trabalho, já que a ferramenta oferece previsibilidade das ações futuras, o que evita que as promoções sejam pensadas em cima da hora, sem se atentar aos aspectos financeiros e operacionais da marca.

Com a criação de um calendário promocional, as marcas conseguem criar ações mais elaboradas e estruturadas. A organização ajuda a pensar em ações mais inovadoras e criativas, aspecto que pode ser um diferencial competitivo diante da concorrência. 

Ao desenvolver um planejamento mais consistente e inovador, as marcas podem perceber o aumento nas vendas, sobretudo, em períodos sazonais como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, entre outras datas comemorativas. Dessa forma, a iniciativa pode ser benéfica tanto para conquistar novos leads como para fidelizar os clientes antigos.

O calendário promocional também pode auxiliar o setor financeiro e o controle de estoque da empresa. A partir de ações pré-estabelecidas, é possível mapear os recursos necessários.

Outro aspecto importante é que, ao utilizar a ferramenta, os empreendedores conseguem entender quais ações deram certo. O conhecimento permite que o calendário promocional do ano seguinte seja mais completo, com ações assertivas para a marca. 

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