Fale com a gente
Imobiliária Maurício Vazquez

Geral

Desafios no abastecimento de água: Por que a normalização demora mais que na energia?

Se esse processo fosse acelerado, com alta pressão interna nas tubulações, o risco de rompimentos na rede de água seria significativo

Publicado

em

Providência

Ao contrário das companhias de energia, que conseguem restaurar o fornecimento imediatamente após a conclusão dos reparos, a restabelecimento do abastecimento de água requer mais tempo para voltar à normalidade.

Isso ocorre devido ao processo mais lento de enchimento das tubulações e reservatórios de água tratada. Posteriormente, a água precisa percorrer um longo caminho até chegar aos imóveis de forma gradual.

Ótica da Visão

Se esse processo fosse acelerado, com alta pressão interna nas tubulações, o risco de rompimentos na rede de água seria significativo.

Além disso, o alto consumo e desperdício de água devido a maus hábitos, como banhos excessivamente longos, uso desnecessário de mangueiras, lavagem de calçadas, limpeza excessiva de carros, e escovação de dentes com a torneira aberta, contribuem para que a rede não se mantenha cheia e o abastecimento seja normalizado.

Nesse sentido, o SAAE sugere que cada imóvel tenha uma caixa d’água de pelo menos 500 litros. Isso permite garantir uma reserva de água por até 24 horas, conforme recomendado pelas normas da ABNT.

Imobiliária Maurício Vazquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte