Fale com a gente
Sicredi

Saúde

EUA confirma primeiro caso de peste bubônica em humanos em nove anos

Segundo autoridades de saúde, contaminação partiu de um gato de estimação

Publicado

em

Foto: Tv Cultura.
Martin Luther – Enem

O estado norte-americano de Oregon anunciou a ocorrência do primeiro caso de peste bubônica em humanos em nove anos. Segundo as autoridades de saúde, a contaminação partiu de um gato de estimação.

Nos Estados Unidos, a pessoa infectada, o gato e familiares próximos foram isolados para tratamento. As autoridades de saúde acreditam que a comunidade onde ocorreu o caso não corre risco.

Academia Meu Espaço

Entre 2010 e 2015, foram 3.248 casos em todo o mundo e 584 mortes.

Em geral, a contaminação acontece por picada de pulga ou manuseio de animal infectado. Provocada por uma bactéria, em séculos passados, a peste bubônica, também conhecida como “peste negra”, foi responsável pela morte de milhões de pessoas na Europa.

Hoje, a doença é considerada rara. Na fase inicial, é facilmente tratável e os sintomas são febre, dor de cabeça, dores musculares, fraqueza, além de gânglios linfáticos inchados e doloridos.

Se não for tratada corretamente, a bactéria pode entrar na corrente sanguínea e causar também outros sintomas como: calafrios, dor abdominal, choque, sangramentos na pele ou no nariz e dedos de pés mãos enegrecidos.

A forma mais grave e fatal é quando a bactéria entra nos pulmões e provoca uma pneumonia de rápido desenvolvimento. Esse estágio é o único em que a doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa pela inalação de gotículas infecciosas.

Brasil não registra casos de peste bubônica desde 2005.

Com informação Tv Cultura.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte