Fale com a gente
refran

Saúde

Centro especializado consolida Paraná como destaque em cirurgias de reconstrução facial

Só em 2023 Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal, da secretaria estadual da Saúde, fez 837 cirurgias. Equipes multi e interdisciplinar proporcionam suporte integral durante todo o tratamento. Unidade atende pacientes de 18 estados

Publicado

em

|Foto: Albari Rosa/Arquivo SESA|
lift training

O Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal (Caif) alcançou números expressivos em 2023, com 837 cirurgias com foco na reabilitação estética e funcional do lábio e do palato em pacientes de diversas faixas etárias.

A unidade integra o Complexo Hospitalar do Trabalhador, da Secretaria estadual da Saúde (Sesa), e é referência no cuidado em anomalia craniofacial. Ele possui equipes multi e interdisciplinar, proporcionando suporte integral durante todo o tratamento. A maior parte dos atendimentos está relacionada ao lábio e fenda palatal, uma malformação que ocorre no embrião logo nos primeiros meses de desenvolvimento, ainda dentro do útero.

Charles Pinturas

“A missão é promover melhoria contínua no atendimento à população. O Caif oferece uma ampla gama de serviços para cuidar dos pacientes de maneira moderna e com muita sensibilidade”, avalia o secretário da Saúde, Beto Preto.

ATENDIMENTO – No centro, os pacientes recebem atenção de uma equipe especializada multidisciplinar, incluindo as áreas de neurologia, genética, cirurgia plástica, otorrinolaringologia, oftalmologia, pediatria, anestesiologia, clínica geral, psicologia, serviço social, nutrição, fonoaudiologia, enfermagem e as várias especialidades da Odontologia. Apenas em saúde bucal, desde janeiro, foram realizados mais de 12 mil tratamentos dentais e ortodônticos.

Moradora de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Ana Cláudia tem levado o filho Murilo para acompanhamento desde os primeiros meses de vida. “Com cinco meses, a equipe realizou a primeira cirurgia para correção da fissura bilateral. Desde então, passamos a fazer acompanhamentos que vão desde odontologia até fonoaudiologia, além de pediatria. O tratamento tem dado grandes resultados e, sem dúvidas, trouxe melhorias na qualidade de vida do meu filho”, afirma.

OUTROS ESTADOS – Além do Paraná, o Caif também recebeu pacientes de outros 18 unidades da Federação em 2023: Amazonas, Rondônia, Pará, Maranhão, Ceará, Piauí, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. 

Um destes casos foi o do pequeno Arthur Emanuel. Com sete anos, o rondoniense passou por operações de reconstrução labiopalatal. Para a mãe, Eronita Emanuel, o tratamento tem sido excepcional. “Foi tudo muito novo para mim e para o Arthur. Ele é meu primeiro e único filho e o suporte que encontramos no Caif tem sido fantástico. É uma linha completa de atendimento, que permitiu fortalecer todo seu desenvolvimento. Sou muito grata a todos os profissionais que fazem parte deste processo”, afirma.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte