Fale com a gente
Sicredi

Agronegócio

Calor extremo Norte e fortes chuvas no Sul

Extremo Sul do Brasil pode iniciar a semana com fortes temporais

Publicado

em

Velho Oeste

A semana deve começar com a máxima intensidade da onda de calor no Brasil. O que chama a atenção e preocupa, além dos valores extremos previstos, as temperaturas devem ser superiores aos 40°C  em uma ampla área do país, cobrindo áreas desde o Paraná até o extremo norte.

Além disso, não se descarta a possibilidade de quebra de recordes nas temperaturas máximas já registradas nas estações oficiais. 

Dr. Pedro Wild

Outro ponto de atenção em relação ao calor extremo, refere-se às temperaturas da superfície do solo, que devem superar os 55°C – considerado este um limiar fisiológico para a germinação das lavouras de soja.

Com as temperaturas extremas, a atmosfera responde com mais energia e consequentemente maiores chances para temporais em áreas com disponibilidade de umidade. 

Neste caso, o extremo sul do Brasil pode iniciar a semana com fortes temporais, com chances para eventos de tempo adverso, como queda de granizo e chuvas acima dos 80 mm em 24h.

Região Norte: Chuvas irregulares no AMACRO. Calor intenso no Pará e Tocantins
As chuvas devem se concentrar em setores do AMACRO, de maneira ainda mais irregular, se comparado aos dias anteriores. A onda de calor invade e ganha intensidade em setores do sul, centro e leste da região norte. As temperaturas devem atingir marcas acima dos 40°C em diversos pontos da região.

Região Nordeste: Onda de calor invade o Nordeste.
A  onda de calor deve cobrir todas as áreas da região, mantendo as temperaturas elevadas, além de diminuir a umidade do ar  e a presença de nebulosidade. Com a maior presença do Sol, as temperaturas na superfície do solo devem atingir patamares críticos para o desenvolvimento inicial das lavouras, sobretudo no sul do Maranhão, sul do Piauí e Oeste Baiano. As chances para chuvas são muito remotas, apenas no nordeste do nordeste.

Região Centro-Oeste: Onda de calor traz situação de perigo nas lavouras de soja
O “epicentro” da onda de calor deve acontecer sobre o centro-oeste, onde as temperaturas deverão ser extremas, com possibilidade da quebra dos recordes históricos das temperaturas máximas. Um ponto de grande preocupação na região deve ser direcionado às temperaturas da superfície do solo, que podem facilmente passar dos 55°C, patamar que pode causar danos irreversíveis na germinação e emergência da soja. Mesmo com este cenário de temperaturas elevadas, há possibilidade de chuvas no noroeste do Mato Grosso e sul de Goiás, de forma isolada e mal distribuída. Já ao sul de Mato Grosso do Sul as chuvas podem ser mais intensas.

Região Sudeste: Mesmo com onda de calor, há chances de chuvas
O grande destaque para a região é a forte influência da onda de calor, que deve garantir temperaturas perto ou acima dos 40°C em diversos pontos da metade oeste e norte do sudeste. Essas temperaturas extremas serão acompanhadas de baixos índices de umidade do ar, o que reforça a perda de umidade do solo e das plantas, reduzindo o armazenamento hídrico. Mesmo com este cenário, não se descarta a ocorrência de alguns temporais isolados e mal distribuídos no Vale do Paraíba e metade sul de São Paulo.

Região Sul:  Chuvas intensas no RS. Calor extremo no PR
Um sistema de baixa pressão deve ser reforçado na região, aumentando a intensidade das instabilidade já presentes. A previsão indica condições de tempo adverso na metade norte do Rio Grande do Sul, com chuvas intensas em curtos períodos de tempo, chances para queda de granizo e acumulados que podem superar os 80 mm em 24 horas. Também chove sobre Santa Catarina e com maior irregularidade sobre o Paraná. Destaque para as temperaturas extremas no estado paranaense, com registros que podem superar os 40°C como consequência da onda de calor no Brasil.

Com informações Agrolink

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte