Fale com a gente
Clube Náutico

Agronegócio

ALERTA para calor intenso e enchentes. Veja a previsão para sexta-feira

Chuvas acima de 100 mm nesta sexta-feira (17.11)

Publicado

em

Foto: AGROLINK
Rui Barbosa

Ao mesmo tempo que a onda de calor vem assolando as lavouras da parcela Central do Brasil, as chuvas intensas e recorrentes estão afetando diretamente as condições nos campos da região Sul. Nesta sexta-feira (17/11), as projeções indicam um cenário de tempo adverso. Mesmo avaliando os valores médios – o que costuma subestimar as chuvas – os volumes previstos são superiores aos 100 mm em 24 horas. 

Essa condição traz riscos significativos para a região, uma vez que nos últimos dias, as chuvas foram recorrentes e intensas. 

Dr. Pedro Wild

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Contrastando com esta condição de tempo, áreas do Brasil Central, seguem com a forte atuação da massa de ar quente e seco. Favorecendo o registro de temperaturas acima dos 42°C, que muitas vezes são acompanhadas de baixos índices de umidade. 

Mesmo com a possibilidade de chuvas em alguns locais, os volumes não serão suficientes para reverter a condição hídrica ou recuperar de maneira efetiva a quantidade de umidade no solo.

Pelo sistema de alertas do Instituto Nacional de Meteorologia, nesta sexta-feira temos a vigência de dois alertas de “Grande Perigo”. Um referente à onda de calor e o outro em relação à severidade das tempestades na região Sul.

Veja o mapa para  e a previsão por região:

Região Norte:  Chuvas diminuem no AMACRO e reforçam no Pará e Tocantins.
As projeções indicam uma diminuição das chuvas em áreas do oeste da região, como no AMACRO. Por outro lado, áreas de instabilidade podem ser mais recorrentes sobre o sul do Pará e Tocantins, o que pode ser favorável para os trabalhos em campo. As temperaturas seguem elevadas, e mesmo com a possibilidade de de chuvas, os índices de umidade devem ficar perto ou abaixo dos 20%.

Região Nordeste:  Chuvas irregulares no oeste da região.
O predomínio será de tempo firme e temperaturas elevadas, mas apresentando uma redução no calor, se comparado à quinta-feira. As condições de chuvas são ainda menores e concentradas no MA e PI. Estas condições de chuvas irregulares e as altas temperaturas, podem impactar as lavouras nos estágios iniciais, exigindo manejo cuidadoso da irrigação e atenção ao estresse térmico das plantas.

Região Centro-Oeste:  Chuvas irregulares e intenso calor.
Na sexta-feira, a região Centro-Oeste segue com as condições de tempo severo para a agricultura, com baixa precipitação e altas temperaturas. Em Mato Grosso do Sul, as chuvas serão escassas e as temperaturas podem chegar a 43°C. Mato Grosso terá um pouco mais de chuva no Norte Araguaia, mas também enfrentará calor extremo. Goiás terá chuvas irregulares e altas temperaturas. Todas as áreas terão baixa umidade relativa do ar. Essas condições podem causar estresse hídrico nas plantas, especialmente naquelas em estágios iniciais.

Região Sudeste: Onda de calor.
A previsão do tempo para esta sexta-feira na região Sudeste do Brasil indica altas temperaturas e pouca probabilidade de chuvas significativas devido a uma massa de ar quente e seco. Chuvas isoladas podem ocorrer, especialmente à tarde e à noite. As temperaturas máximas devem superar os 40°C. Condição que deverá ser acompanhada por baixos índices de umidade,  que deverá ficar perto ou abaixo dos 20%  em diversas localidades da região. Já as chuvas, quando ocorrerem, serão isoladas e mal distribuídas, sem perspectivas de volumes significativos.

Região Sul:  Chuvas acima dos 100 mm em 24h. Risco elevado para enchentes.
A previsão do tempo para esta sexta-feira na região sul do Brasil indica chuvas intensas entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, com Ijuí (RS) podendo ter a maior precipitação de 100 mm. Em Santa Catarina, Araranguá pode receber até 85 mm de chuva. No Paraná, espera-se tempo mais seco e quente no norte, enquanto Curitiba pode ter chuvas leves de até 8.9 mm. Há riscos de enchentes devido às chuvas do dia anterior e possibilidade de tempo severo, como queda de granizo, vendavais e chuvas intensas em curtos períodos de tempo. As temperaturas variam, com máximas de 42.4°C em Paranavaí (PR) e mínimas de 19.7°C no Litoral Lagunar (RS).

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues 

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte