Fale com a gente
Gramado Presentes

Publicidade

Gordinho do Suco é a grande surpresa na nova pesquisa para prefeito de Marechal Rondon

Incluído pela primeira vez na sondagem que apresenta oito nomes como pré-candidatos a prefeito, Gordinho (União) aparece com 22,9%

Publicado

em

Foto: Arquivo/Portal Rondon
Velho Oeste

Nem Tadeu, nem Backes e nem Sauer. Gordinho do Suco é disparado o nome mais forte do grupo de situação na corrida eleitoral para prefeito de Marechal Cândido Rondon. É o que revela a nova pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira (06) pelo Programa do Picolo.

Os 5 melhor posicionados

Os 5 melhor posicionados

Portal Facebook

PORTAL RONDON; CLIQUE AQUI E PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPO DE WHATSAPP: https://chat.whatsapp.com/GdWYK1vPffHCNQ2rT4VBFa

Incluído pela primeira vez na sondagem que apresenta oito nomes como pré-candidatos a prefeito, Gordinho (União) aparece com 22,9%, sendo o nome situacionista que mais se aproxima do líder da pesquisa, o vereador de oposição Arion Nasihgil (PP), que segue na frente, com 28,3% das intenções de voto.

Bem atrás dos dois aparecem o vereador Vanderlei Sauer (União) com 10,3%, o secretário de Agricultura Adriano Backes (União), com 9,1% e o empresário Elizeu “Tadeu” dos Reis (sem partido), com 7,4%.

Também foram sondados os nomes de Palagano (PSOL), que apareceu com 2%, do vereador Dionir (União),  que apareceu com 1,4% e do secretário Claudinho (PP), que apareceu com 1,1%.

Brancos e nulos representam 5,4% e 12% dos entrevistados não responderam ou não sabem.

Primeira vez

Na pesquisa anterior, divulgada por Picolo em 21 de julho, o nome de Gordinho, Dionir e Claudinho não constavam na pergunta estimulada. Depois disso eles manifestaram intenção de eventualmente disputar cargo na majoritária e, por isso, foram incluídos.

Segundo o comunicador Anderson Picolo, o mesmo critério também definiu pela exclusão dos nomes da ex-primeira-dama Maria Cleonice Froehlich (MDB), do assessor parlamentar Fernando Nègre (PT) e da secretária de Saúde Marciane Specht (União), que nunca manifestaram intenção de disputar a prefeitura.

Apesar de na pesquisa de julho, Gordinho do Suco não ter sido sondado para prefeito, na questão sobre quem é o vereador mais atuante, ele apareceu com impressionante 37,1% das opiniões, bem à frente do segundo colocado, Arion, que aparecia com 13,1%.

Confrontos diretos

A pesquisa também simulou alguns confrontos diretos entre pré-candidatos. Alguns destes confrontos têm chances reais de acontecer. Outros dificilmente acontecerão, mas serve para avaliar a força entre pré-candidatos de um mesmo grupo político.

Segundo Anderson Picolo, os confrontos diretos simulados leva em consideração os quatro melhores colocados da pesquisa anterior.

Nas possibilidades de confrontos envolvendo o vereador Arion Nasihgil contra nomes da situação, em todas o oposicionista leva vantagem. A margem mais apertada é contra Sauer (48,3% contra 28,6%) e a mais folgada é contra Tadeu (56,6% contra 20,6%).

Infelizmente não houve sondagem para eventual confronto entre Arion e Gordinho, pois ele não constava no levantamento anterior. Na próxima pesquisa, que será divulgada no dia 22 de dezembro, o nome de Gordinho constará.

Confira a seguir os confrontos simulados: 

Avaliação do Governo Marcio

A avaliação da atual administração, que tem à frente o prefeito Marcio Rauber (União), demonstra um índice histórico de aprovação, inclusive com uma oscilação positiva em relação ao levantamento de julho.

O conceito ‘ótimo’ subiu de 23,7% para 26,3%. O ‘bom’ caiu um pouco, de 46,9% para 44%. O ‘regular’ praticamente ficou igual, pois em julho era 20,3% e agora é 20,9%. O conceito ‘ruim’ subiu de 2% para 3,1% e o ‘péssimo’ de 4% para 4,9%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi contratada pelo Programa do Pícolo (Regional Produções Ltda) e realizada pelo Instituto Excelência Pesquisas, nos dias 22 e 23 de setembro de 2023. O tamanho amostral é de 350 entrevistas, realizadas proporcionalmente nas áreas urbana e rural. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Novo levantamento está previsto para ser divulgado no dia 22 de dezembro.

PORTAL RONDON; CLIQUE AQUI E PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPO DE WHATSAPP: https://chat.whatsapp.com/GdWYK1vPffHCNQ2rT4VBFa

Por: Jadir Zimmermann

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte