Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Agronegócio

Dia da Alimentação: Ceasa Paraná une famílias e jovens em preparo de receitas saudáveis

Ação comemorou o Dia Mundial da Alimentação

Publicado

em

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
lift training

O Governo do Estado, por meio da Ceasa Paraná, comemorou o Dia Mundial da Alimentação, nesta segunda-feira, 16 de outubro, com uma atividade envolvendo famílias e estudantes de 10 a 12 anos, dentro do tema “Receitas Unindo Gerações”. Foram preparadas dez receitas, todas com aproveitamento integral dos hortifrutigranjeiros.

A primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participaram da ação, realizada na Cozinha Industrial do programa Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Curitiba.

Charles Pinturas

A programação deste ano foi diferenciada e dividida em duas etapas. Na primeira, na semana passada, um grupo de famílias cadastradas junto ao programa Comida Boa elaborou receitas desenvolvidas por elas mesmas. Nesta segunda-feira, elas dividiram o preparo com alunos da 6ª série, entre 10 e 12 anos, do Colégio Estadual Nirlei Medeiros, do bairro Tatuquara. Todos os preparos foram orientados e acompanhados pelas nutricionistas da Ceasa.

Na Cozinha Industrial do Comida Boa, Luciana Saito Massa conversou com os participantes e experimentou todas as receitas. “Além de aprender a aproveitar esses alimentos in natura da Ceasa, a criatividade no preparo dessas receitas nos surpreenderam. Esse aprendizado, o aproveitamento integral de alimentos e sua parte nutricional devem ser levados para todas as famílias”, disse ela.

O programa Banco de Alimentos – Comida Boa recebe doação dos hortigranjeiros não comercializados pelos permissionários atacadistas e agricultores que atuam nos mercados da Ceasa Paraná. Depois de separados e selecionados, os produtos são distribuídos para 321 instituições sociais cadastradas – creches, hospitais públicos, asilos, casas de recuperação. Em média por mês, o Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba, faz um reaproveitamento de 516 mil quilos de hortigranjeiros, beneficiando cerca de 147 mil pessoas. 

EXEMPLOS

O secretário Norberto Ortigara, enfatizou o exemplo dado pela Ceasa Paraná, seja pelas contribuições dos produtores e permissionários nas doações solidárias como no aproveitamento integral dos hortigranjeiros que seriam descartados, mas que acabam virando comida boa. “A solidariedade e o aproveitamento integral dos produtos são atitudes que podem ser adotadas por toda a população”, afirmou.

Ortigara também citou as mais de 50 toneladas de produtos doados pelos atacadistas e produtores da Ceasa nas duas últimas semanas para as comunidades atingidas pela fortes chuvas e enchentes no Paraná e em Santa Catarina. Só neste sábado foram enviadas 18 toneladas de alimentos a dez municípios catarinenses atingidos pelas chuvas, em especial Taió, e três toneladas para Porto Amazonas, no Sul do Paraná, e mais seis toneladas seguem para São Mateus do Sul.

A arrecadação, prevista em 14,5 toneladas, superou as expectativas, chegando 33 toneladas.  Na quarta-feira (11), foram enviadas quase 12 toneladas de alimentos para as cidades União da Vitória e Rio Negro.

A participação dos produtores e permissionários atacadistas foi ressaltada, também, pelo diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz. “É uma atitude de solidariedade, que foi ainda mais acentuada neste período em que tantas famílias padecem pelos efeitos das chuvas”, afirmou.

RECEITAS 

Ao todos foram preparadas dez receitas com o reaproveitamento de hortigranjeiros que seriam descartados porque estão fora dos padrões de comercialização mas em boas condições de consumo. Entre elas, brigadeiros e doce de casca de banana, geleias de frutas vermelhas, gelatina de salada de frutas, torta de legumes, patê de talos.

No final dos trabalhos as famílias e os alunos que participaram do “Receita Unindo Gerações”, receberam certificados, cestas básicas e sacolas com produtos hortigranjeiros comercializados na Ceasa.

Bonni Restaurante
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte