Fale com a gente
Clube Náutico

Mundo

Nasa apresentará relatório sobre óvnis nesta quinta-feira (14)

Investigação busca combater estigma e avaliar dados para avançar compreensão científica sobre o tema

Publicado

em

Foto: NASA/Divulgação
Providência

A Nasa, a agência espacial norte-americana, divulgará nesta quinta-feira (14) um relatório muito aguardado sobre “fenômenos aéreos não identificados” (UAPs, na sigla em inglês), popularmente chamados de óvnis, que estabelecerá um plano para o estudo futuro desses “objetos voadores não identificados”.

 O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.

Ótica da Visão

A agência anunciou no ano passado uma investigação independente, dirigida por um grupo de cientistas e especialistas em aeronáutica.

A iniciativa não tem relação com a audiência do Congresso dos Estados Unidos em julho ea investigação de 2022 baseada no Pentágono de fenômenos aéreos do tipo, documentados nos últimos anos por aviadores militares e analisados por autoridades de defesa e inteligência do país.

No mês de maio deste ano, a Nasa debateu publicamente, pela primeira vez, a análise da sua investigação independente.

O principal intuito do grupo é não estimular o descrédito em torno do assunto, que pode atrapalhar as investigações, segundo explicaram os especialistas do painel no

“Discussões como essa são fundamentais para combater o estigma em torno desse tema”, disse à época Daniel Evans, astrofísico encarregado da Nasa para coordenar o estudo.

Ainda de acordo com a agência espacial, outro mote da investigação se concentra na análise de dados já disponíveis, na avaliação de uma melhor forma de coletar dados futuros e em um cálculo de como a Nasa poderá usar essas informações para avançar a compreensão da comunidade científica sobre o tema.

Após a publicação do relatório perto das 10h30 no horário de Brasília, a Nasa concederá uma entrevista coletiva com a presença de seu diretor, Bill Nelson, e de Spergel.

A agência ainda lembra que, atualmente, NÃO temos evidências comprobatórias de que esses fenômenos sejam de origem extraterrestre.

Apesar disso, a Nasa considera que esses óvnis são um tema tanto de interesse de segurança nacional dos Estados Unidos quanto para a segurança aérea do país, pois um dos temores do governo americano é que esses objetos sejam na verdade de algum rival militar, como China e Rússia.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte